22/08/2023
Guarapuava Política

Defesa de vereador ‘Sidão’ vai pedir revogação de afastamento ao TJ

Conforme a defesa, o afastamento do vereador é prematuro, pois houve apenas denúncia e não há uma sentença criminal

sidão

Vereador ‘Sidão’ (Foto: Câmara de Vereadores)

A defesa do vereador Alessandro Jorge Oreiko, o ‘Sidão’, vai pedir revogação do afastamento ao Tribunal de Justiça do Paraná. Conforme o criminalista Marinaldo Rattes, advogado de Sidão, o afastamento é prematuro, pois houve apenas denúncia e não há uma sentença criminal.

Dessa forma, o advogado afirma que vai pedir a revogação da cautelar de afastamento do vereador. Além disso, ele diz que a defesa não teve acesso a medida cautelar sigilosa. “Como sempre, a defesa é a última a ter acesso às medidas cautelares do Poder Judiciário”.

Marinaldo ainda afirma que a Lei 8.906/94 é pouco observada nas decisões judiciais, assim, “é certo que a defesa irá postular perante ao Tribunal de Justiça a reforma da decisão judicial”. Isso porque, segundo ele, o afastamento ‘prematuro’ não permite o direito à “ampla defesa e ao contraditório” e viola a norma constitucional.

O AFASTAMENTO

O presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, João Napoleão, acatou ordem judicial e afastou o vereador Sidão. O anúncio foi feito pelo próprio presidente ao Portal RSN nessa sexta (4). Junto com Sidão, também encontra-se afastado o assessor do gabinete dele, Klawrence Oreiko. Os dois e mais a esposa de Sidão, Paola Santos Fernandes, estão impedidos de entrar nas dependências do Legislativo Municipal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.