22/08/2023
Guarapuava Política

Defesa diz que não há envolvimento de Pablo com empresas investigadas

"Empresas investigadas prestam serviços à Prefeitura, antes mesmo de Pablo assumir a Secretaria Municipal de Educação", diz Rattes

Pablo Almeida encenando Jesus na Sexta da Paixão (Foto: Reprodução/redes sociais)

O criminalista Marinaldo Rattes, que atua na defesa do vereador Pablo Almeida (PP), teve acesso ao procedimento investigatório nesta terça (2). De acordo com Rattes, trata-se de uma investigação complexa, envolvendo várias empresas que licitam com o Município de Guarapuava.

Conforme o criminalista, as empresas prestam serviços à Prefeitura, antes mesmo de Pablo assumir a Secretaria Municipal de Educação. Disse também que conforme a análise preliminar dos documentos, não há envolvimento do vereador com o conglomerado de empresas investigadas nas licitações com o Município de Guarapuava.

O vereador nunca fez parte das comissões licitantes do Município, de modo que após a análise completa das peças processuais das investigações, a defesa irá permitir que o vereador se pronuncie perante a imprensa.

Pablo Almeida, que também preside a Executiva do PP em Guarapuava, é alvo de suposto envolvimento em fraudes envolvendo o dinheiro público. Conforme as operações deflagradas pelo Ministério Público nessa segunda (1º), o ex-secretário de Educação, está sendo investigado em duas operações independentes. Mas ambas tratam de indícios dos crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa por servidores públicos.

De acordo com o Gaeco, as operações ‘Abecedário’ e ‘Fogo no Parquinho’ tratam de investigações sobre crimes praticados no contexto de licitações e contratos assinados com a Prefeitura de Guarapuava entre 2021 e 2023. Após a presença do Gaeco e do Gepatria no gabinete e na casa do vereador, Pablo Almeida, ‘se fechou em copas’. No começo da manhã dessa segunda (1º), quando o Ministério Público deflagrou as operações, Pablo chegou a fazer contato com o Portal RSN, por duas vezes. Depois disso, ele se limitou a postagens em redes sociais.

Voltado a movimentos sociais da Igreja Católica, encenando Jesus Cristo na ‘Sexta Santa’, Pablo se ‘apodera’ de trechos bíblicos nos conteúdos. Num deles está escrito: “Jesus um dia me disse que Davi devolveu a afronta do seu irmão mais velho com o silêncio”. Entre outros diz que “José não gasta tempo se defendendo para aqueles que querem o seu mal”. Por fim, assegura que tão logo tenha acesso aos autos ele se vai se pronunciar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.