Da redação Em reunião realizada hoje (6) em Foz do Iguaçu, foi escolhida a fórmula de disputa do Paranaense de futsal deste ano. Na oportunidade, dirigentes dos clubes e da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) definiram também outros itens da competição que começa no dia 13 de março e tem o término previsto para o dia 24 de novembro.
Mudança no regulamento
Ocorreu uma importante mudança com relação a fórmula de disputa do ano passado. A terceira fase será disputada por dois grupos de quatro equipes. Só a partir daí é que começam os playoffs (em três partidas) já nas semifinais, portanto. Com isso, as equipes poderão jogar até seis partidas a mais do que em 2009. Já o restante da competição continua da mesma forma, todos contra todos em turno único na primeira fase, com os 12 melhores sendo divididos em dois grupos na segunda etapa.
O novo regulamento foi proposto por Guarapuava e venceu por 15 votos contra 1. Umuarama e a própria FPFS também sugeriram outras fórmulas.
Outras decisões
Entre outras deliberações ficou decidido que as partidas precisam ser realizadas em quadras que possuam dimensões mínimas de 18×38 metros. O pedido de tempo por parte dos técnicos agora precisa ser feito mediante a entrega de um cartão azul a mesa. O Paranaense também pode sofrer uma paralisação no meio do ano como medida preventiva a gripe A. Além disso, na primeira fase poderão ser utilizados atletas das categorias sub-17 e sub-20 nas equipes.
Com relação aos times, o Foz Futsal disputará a Série Ouro com o nome de Francisco Beltrão. Para que a equipe mande seus jogos em Beltrão, será necessário que o adversários seja avisado com 15 dias de antecedência. Já Clevelândia entra na vaga do Rio Branco de Branco de Paranaguá, que desistiu da competição. E, como já havia sido anunciado anteriormente, Telêmaco Borba entra na vaga de Pato Branco, outro desistente.
Cleyton Lutz (Rede Sul de Notícias) com informações do jornalista Osires Júnior
Foto: arquivo/bloq Clique Esporte