22/08/2023
Esportes

Delegação paranaense para os Escolares da Juventude embarca nesta quinta

Parte da delegação paranaense para os Jogos Escolares da Juventude viaja nesta quinta-feira (05) a Natal (RN). As competições vão até dia 15, com atletas de 12 a 14 anos de idade. Os paranaenses embarcam em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu. 

No maior evento do esporte escolar do país, os paranaenses vão disputar 13 modalidades que são: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A delegação paranaense é composta por 183 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. 

A Chefe da Delegação do Paraná, Márcia Tomadon, diz que os jogos não se tratam “de simples competição” e promovem novos talentos no esporte, bem como incentiva práticas saudáveis que podem mudar toda a vida de um estudante. “Quem vai uma vez aos Jogos Escolares leva a experiência para toda vida e, melhor ainda, pode aumentar o gosto pelo esporte e melhorar o convívio social”. 

O secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, afirma que o Paraná dá exemplo na realização dos Jogos Escolares. “Quando os atletas estão disputando uma fase final no Paraná eles estão com a atenção voltada para a fase nacional. Isso é natural do atleta independente da idade”, comenta Roman. 

Atletas olímpicos e pan-americanos são os embaixadores, que vão procurar passar um pouco da vivência aos futuros atletas do Brasil. Maurren Maggi (atletismo), Fabiana Murer (salto com vara), Nalbert (vôlei), Diego e Daniele Hypolito (ginástica artística), Natália Falavigna (taekwondo) são alguns desses atletas que já participaram das competições. 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.