22/08/2023


Geral

Demissão de farmacêutica deixa pacientes sem medicamentos em Pinhão

Pacientes que são atendidos pela farmácia do Posto de Saúde Central no município de Pinhão se ressentem com a falta de medicamentos, provocada pela saída da farmacêutica Luciele Aparecida Marin. Alegando acúmulo de trabalho a farmacêutica deixou o cargo na última terça-feira (06). A saída de Lucieli, porém, traz à tona a saída de uma profissional concursada em 2010 e que foi transferida de cargo por discordar de atitudes da administração municipal. Hoje, com a saída de Lucieli, Leiriane de Caires Sartori reassume informalmente o cargo e tenta “colocar a casa em ordem”.

De acordo com Leiriane, ela prestou concurso em 2010, foi aprovada e assumiu a responsabilidade da Farmácia Básica do Município. “A concursada sou eu, mas depois que pedi licença maternidade fui substituída e quando retornei recebi a ordem expressa do prefeito para que eu fosse para o CAPS, onde fiquei de janeiro a junho sem fazer nada. Depois, criaram uma farmácia no CAPS para que eu tivesse uma ocupação”, diz à REDE SUL DE NOTÍCIAS.
O lugar de Leiriane foi ocupado por Lucieli. “Ela simplesmente abandonou o cargo. Saiu na para ir ao médico e não mais voltou. Não deixou a senha para a entrega dos medicamentos e nem as chaves dos armários”, diz Leiriane. Com isso, os pacientes que dependem de medicamentos controlados e de antibióticos ficaram sem a medicação já a partir de quinta-feira provocando tumulto na porta da farmácia que foi fechada. “Os funcionários tiveram que fechar a farmácia para evitar xingões dos pacientes que também não tem culpa do que está acontecendo”, disse a farmacêutica.

Na segunda-feira (05) Leiriane disse que foi chamada para o posto que lhe é de direito. “Pela lei somente a farmacêutica pode liberar medicamentos controlados e antibióticos, então voltei para o meu lugar embora ainda continue lotada no CAPS. Já providenciamos as chaves dos armários e até a sexta-feira (09) tudo voltará ao normal”, assegura.
Lucieli foi procurada pela RSN, mas não foi encontrada. O secretário municipal de Administração João Claiton de Castro também foi procurado, mas não tinha chegado à Prefeitura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo