Denilson Baitala, candidato a prefeito pela coligação ‘Guarapuava merece mais’ vai ter o maior tempo nas emissoras de rádio e de televisão. Trata-se do horário da propaganda gratuita determinado pela Justiça Eleitoral. Baitala conta com 3 minutos e 11 segundos para divulgar as propostas para administrar o município, se eleito for. O segundo candidato é o prefeito Celso Góes, da coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’, com 3 minutos. Já o Dr. Antenor, da coligação ‘Uma só Guarapuava’, ficou com dois minutos e 30 segundos, enquanto Samuel Ribas (União) terá direito a 1 minuto e 40 segundos.
Conforme a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Cristina, o tempo em rede para prefeito soma 10 minutos, contra 70 minutos para os candidatos a vereador. Em relação às sobras, estas estão dividias de forma igual
A divisão ocorreu nesta sexta (23), em reunião com a juíza Carmen Zolandeck Mondin, da 43ª Zona Eleitoral, MP Eleitoral e 43ª Zona Eleitoral. O local foi o Fórum Eleitoral. Conforme a juíza, o horário eleitoral gratuito começa no dia 30 de agosto. O prazo final é no dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno do pleito, no dia 6 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Vale ressaltar que esse horário não tem custos financeiros aos partidos políticos.
DESAFIO
A juíza, entretanto, lembra que os candidatos, partidos e as coligações precisam obedecer às regras dispostas na Resolução no 23.610/2019, já com as atualizações para o pleito deste ano, descritas na Resolução nº 23.732/2024.
De acordo com a juíza, o grande desafio dessas eleições são as redes sociais. A principal novidade é a proibição de ‘deepfakes’. Ou seja, a manipulação digital de fotos, imagens e vozes humanas para causar desinformação. Assim como, o aviso de uso de Inteligência Artificial (AI) nos conteúdos divulgados é obrigatório. “Em havendo esse tipo de irregularidade devemos ser provocados por partidos, coligações, candidatos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.