22/08/2023



Geral Paraná

Denunciados pelo MPPR, servidores públicos e empresário são condenados por fraude em licitação

imagem-145402

Da Redação, com assessoria MP

Pato Branco – A partir de denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pato Branco, Sudoeste paranaense, a Vara Criminal da Comarca condenou três réus por fraude em processo licitatório destinado à aquisição de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito (radares) para o município. Os fatos ocorreram em 2009 e, na época, os réus ocupavam os cargos de diretor do Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran) e secretário de Engenharia, Obras e Serviços Públicos do município – o terceiro réu era engenheiro da empresa vencedora do certame.

De acordo com a denúncia do MPPR apresentada na ação penal pública, com o objetivo de favorecer uma das empresas concorrentes, houve direcionamento na condução do processo licitatório. Entre as situações verificadas, estava a realização de estudo técnico que fundamentou a licitação por engenheiro ligado a uma das empresas concorrentes, e não pela autoridade de trânsito do município, como prevê a legislação.

Os réus foram condenados pelo crime previsto no artigo 90 da Lei de Licitações (Lei 8.666/93) e as penas aplicadas variam de dois anos e três meses a três anos de detenção, em regime inicialmente aberto, além do pagamento de multa. Os mesmos réus já haviam sido condenados em ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo