Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Denúncias sobre campanhas políticas em Guarapuava já podem ser feitas no Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral (Comitê 9840), criado no início de agosto. De acordo com a Assessoria de Comunicação da OAB-Guarapuava até o momento, dois casos estão sendo analisados para possível encaminhamento à órgãos regularizadores. O Comitê 9840 é formado por diversas entidades de Guarapuava, entre elas a OAB Guarapuava.
Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização do comitê, Milton Korzune, as denúncias podem ser enviadas por celular ou por e-mail. Para que seja avaliada pela comissão, é importante que a denúncia tenha o máximo de provas possíveis.
“As pessoas precisam encaminhar fotos, vídeos, dados, datas. Tudo que for possível para que, de fato, o comitê possa avaliar o caso”.
A numeração no nome do comitê anticorrupção faz menção a Lei 9840/1999, que determina multa ou cassação para candidatos que doarem, oferecerem, prometerem, ou entregarem bem ou vantagem pessoal para eleitores como garantia de voto. De acordo com Milton, caso uma possível irregularidade seja confirmada pelo comitê, as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, à Juíza Eleitoral, à Polícia Militar ou a Polícia Federal.
Para realizar uma denúncia, basta enviar informações para o celular (42) 9949-2029 ou pelo e-mail comite9840@oabguarapuava.com.br. As denúncias também podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar (190) ou para Polícia Federal (3626-2298/3035-8701).