Lizi Dalenogari, da Redação
O projeto Tecendo Amor já provou para o que veio. Implantado pela então secretaria de Assistência Social e hoje deputada estadual Cristina Silvestri, inicialmente focava ações exclusivamente para as gestantes, que produziam o enxoval de seus bebês. O sucesso foi tanto que foi implantado em outros setores da sociedade, garantindo benefícios para famílias inteiras de baixa renda.
Mas qual seria o próximo passo já que no projeto as instrutoras dão aquele “empurrão” para que os talentos aflorem? Para Vandeca Bochenek, coordenadora do Tecendo Amor e conselheira do Núcleo da Mulher Executiva da ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guarapuava, é auxiliá-las em como crescer, empreendendo. “Elas tem o produto, fruto de seu suor e empenho e precisam aprender a negociar este produto. Queríamos repassar para elas informações sobre o comportamento de uma empreendedora, que começa com a realização de um sonho e segue outras diretrizes baseadas na persistência. Obstáculos vão surgir no caminho, como em tudo na vida, mas a ginga para ultrapassá-los é que faz a diferença”, destaca.
E foi assim que Vandeca idealizou o programa Guarapuava Empreendedora nos Bairros, contando com a parceria e estrutura da Agência do Empreendedor. A união destas forças deu tão certo que, depois do bairro Primavera, outra localidade está sendo escolhida para receber o evento no final do mês de setembro.
Edite do Prado Martins está a pouco mais de três meses participando do grupo no bairro Primavera e já comemora resultados. “Muita coisa mudou na minha vida e pelo que vi hoje é só o começo. Sempre fiz artesanato e vendia meus produtos em feirinhas pela cidade, sempre que tinha a oportunidade. Agora sei que posso me tornar uma empreendedora e agregar valor aos meus produtos. Dar nome e sobrenome a tudo que produzo e que tem me mostrado o quanto sou capaz de ir mais além. A força que esta equipe da Vandeca nos dá nem tenho palavras para descrever. Só agradeço”, enfatiza.
Kezia Kloster é moradora do Jardim Moriá e diz que participar do projeto Tecendo Amor foi um divisor de águas em sua vida. “Sou da igreja e conheço a necessidade das pessoas do meu bairro e sentia que faltava algo para impulsionar estas mulheres. Aqui fazemos amizade e saímos da ociosidade, deixando a depressão de lado. E o que mais me motiva é ver adolescentes participando. Aproveito a oportunidade para convidar as mulheres que venham se juntar a nós nas terças-feiras, das 14h às 16h30, aqui na Avenida Bandeirantes, nº 405, no Salão da Igreja Assembléia de Deus”, convida.
O evento pioneiro que estreiou na Primavera, apresentou os serviços da Prefeitura de Guarapuava que incentivam a profissionalização de negócios e oferece ferramentas de crescimento e formalização de empreendedores, com cursos, palestras, abertura de novos empreendimentos e facilitação do acesso ao crédito. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Guarapuava através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e Agência do Empreendedor e Sebrae, respaldando a iniciativa do projeto Tecendo Amor, da Secretaria de Assistência Social.
“Em um ano de existência da Agência do Empreendedor, este é o primeiro evento realizado nos bairros pensando na realidade do local. Nosso objetivo é falar diretamente com as pessoas que trabalham aqui e já são micro empreendedores, mobilizando-as para que se formalizem e assim possam aproveitar os benefícios de crescimento e desenvolvimento dos empreendimentos formais”, destaca a coordenadora da Agência do Empreendedor , Ana Cláudia Klosouski.