A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) reativou, depois de 10 anos, a Unidade Regional de Sanidade Agropecuária (URS) de Laranjeiras do Sul. A nova unidade vai abranger 10 municípios que até agora eram divididos entre os núcleos de Cascavel, Pato Branco e Guarapuava.
De acordo com o o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os técnicos precisam ficar mais próximos dos produtores.
O sistema de agricultura do Paraná precisa estar presente em todas as Regiões do Estado. Para atender de forma mais rápida e eficaz as demandas dos agricultores e continuar ajudando a fazer a agropecuária paranaense mais forte.
Com a supervisão da engenheira agrônoma Cristiane do Rocio Kruger, a Adapar passa a fazer parte do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Laranjeiras do Sul. O núcleo também abrange técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).
Conforme o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a proximidade com os outros atores que atuam no setor agropecuário público é importante para garantir mais segurança ao produtor. “Espero que o trabalho em equipe seja sempre uma marca da agropecuária paranaense, pois contribui para conseguirmos os resultados esperados”.
ABRANGÊNCIA
A abrangência do Núcleo tem, além de Laranjeiras do Sul, os municípios de Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu e Guaraniaçu. Bem como, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.
De acordo com a supervisora responsável pela nova regional da Adapar, a possibilidade de ampliar a orientação sobre medidas de sanidade é grade. Além disso, garante maior qualidade aos produtos animais e vegetais.
Será possível melhorar a sanidade e eliminar os gargalos para ter agricultura e pecuária mais eficiente e com mais mercado.
Leia outras notícias no Portal RSN.