22/08/2023



Região Saúde

Depois de Guarapuava, Irati também recomenda uso de máscara

A decisão tomada em conformidade com o Estado, orienta o uso em locais fechados. Irati conta com 111 pessoas em isolamento domiciliar

máscara corona

máscara corona

máscara corona

Depois de Guarapuava, Irati também recomenda uso de máscara (Foto: Reprodução/Pixabay)

Depois de Guarapuava recomendar o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados, chegou a vez de Irati também adotar a medida. Isso porque, o número de casos de covid-19 aumentou no último mês e agora, a Prefeitura Municipal alerta a população sobre a necessidade do item de proteção.

Sendo assim, a recomendação é que as pessoas usem as máscaras em ambientes fechados, principalmente, aqueles com sintomas respiratórios. Vale também manter a higienização das mãos, o uso de álcool 70% e o distanciamento social.

De acordo com o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o uso do item não é uma obrigatoriedade. Mas a situação é alarmante e precisa ser avaliada. Já que Irati conta com 111 pessoas em isolamento domiciliar e 10 em investigação.

Não é um decreto obrigando a utilização das máscaras, mas sim uma recomendação. Estamos no período do inverno e é esperado o aumento da transmissão de doenças respiratórias. Por isso, junto à Secretaria de Saúde, recomendamos o uso de máscaras em locais fechados para evitar a contaminação, incluído covid, Influenza e resfriados. 

Além disso, a Secretaria de Saúde reforçou a importância da imunização de crianças e de todos aqueles aptos à 3ª ou 4ª dose. Assim, em Irati, adultos, adolescentes e crianças acima de cinco anos podem se imunizar contra covid-19. A aplicação das vacinas ocorre de segunda a sexta, nas salas vacinação de todas as unidades de saúde, seguindo o cronograma disponível no site da Prefeitura.

GUARAPUAVA

A decisão de recomendar o uso de máscara já está se espalhando pelo Paraná. Em Guarapuava, a Prefeitura orientou o uso do item em locais fechados a partir dessa segunda (6). Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, houve um aumento no número de casos de covid-19 nas últimas quatro semanas.

Além disso, a procura nas unidades de saúde também subiu, devido as síndromes respiratórias comuns nesta época do ano. Assim como, a ocupação dos hospitais da Região que também enfrentam a superlotação e falta de leitos gerais de UTI.

Por fim, outras cidades do Paraná, como Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Pinhais, Campo Largo, Araucária, e São José dos Pinhais também recomendaram a volta do uso de máscara.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo