O Departamento de Polícia Penal (Deppen) finalizou o curso de Transição em Operações da Polícia Penal por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). De acordo com o órgão, o curso busca atender ao texto da Emenda Constitucional n° 104, que cria as Polícias Penais federal, estaduais e distrital.
Assim, com a recente aprovação da PEC Estadual da Polícia Penal, houve a necessidade de formação dos policiais penais. Dessa forma, eles podem assumir atividades de escolta, segurança interna e segurança externa, muralhas, além da gestão de setores e unidades prisionais.
Em Guarapuava ocorreu a capacitação da 2ª turma do CTOPP, com 35 policiais penais capacitados. Os alunos receberam treinamento pelo período de 15 dias.
Conforme o Deppen, esse curso buscou o nivelamento dos policiais penais para atuarem em várias frentes de trabalho como Penitenciárias e Cadeias Públicas, sob gestão do Deppen, na Regional de Guarapuava. Assim, amplia o poder de fiscalização dos grupos operacionais, garantindo mais segurança a população.
Por fim, o objetivo das formações é aperfeiçoar o serviço penitenciário. Isso ocorre por meio da capacitação e alinhamento institucional de todos os agentes penitenciários paranaenses para a Polícia Penal.
Leia outras notícias no Portal RSN.