22/08/2023
Região Saúde

Deputada abre 1º Encontro Regional do CIS em Guarapuava

imagem-109624

Da Redação com Assessoria

Guarapuava – Para fortalecer as políticas públicas sobre drogas, o Governo do Estado do Paraná, representado pela diretora do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Rosane Ferrante Neumann e pela Deputada Estadual Cristina Silvestri (PPS), instalou oficialmente, na manhã desta quinta feira (31), o Centro Regional de Integração Social (CIS), em Guarapuava.

A solenidade aconteceu durante o 1º Encontro Regional do CIS para prevenção do uso de drogas, no auditório da Unicentro. “Em Guarapuava existem trabalhos e projetos avançados e reconhecidos nas políticas públicas sobre drogas, por isso optamos por instalar o CIS, primeiramente, aqui nesta cidade. Com isso daremos suporte aos municípios da região que precisam de apoio para implementar e desenvolver as políticas públicas no combate às drogas”, explicou Rosane Neumann.

O desenvolvimento de projetos públicos no combate às drogas teve início, de forma atuante, em Guarapuava, em 2013, quando a então secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, implantou o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas no município. “Sabemos que as drogas são um dos maiores problemas enfrentados hoje em dia por inúmeras famílias da nossa sociedade e muitas vezes as pessoas fecham os olhos para esse problema. Mas nós resolvemos encará-lo de frente com programas e ações que pudessem trabalhar desde a prevenção até o tratamento dos dependentes”, ressaltou a deputada, ao lembrar que Guarapuava foi reconhecida nacionalmente, em 2014, pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), na prevenção de drogas. “Guarapuava é exemplo sobre políticas públicas sobre drogas. Ações de prevenção, combate e recuperação de dependentes químicos têm servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras, há pouco mais de um ano”, diz um trecho do texto publicado pela CNM.

De acordo com Giovani Caetano Jaskulski, coordenador do Centro Regional de Integração Social de Prevenção, Atenção e Reinserção Social das Políticas sobre Drogas em Guarapuava, é fundamental que todas as instituições sociais públicas e privadas estejam unidas na conscientização e mobilização da prevenção às drogas. “O CIS é uma ferramenta que vai unir as ações de políticas públicas estaduais e municipais no combate às drogas. Por isso pedimos o apoio de todos os prefeitos da região de Guarapuava para incentivarem seus profissionais a desenvolverem ações e campanhas de prevenções, conscientização, tratamento e enfretamento ao problema das drogas. Este encontro demonstra a boa vontade dos profissionais da área. Temos aqui mais de 280 participantes inscritos e este dado dá a dimensão da vontade destes profissionais em encontrar caminhos e soluções para o enfrentamento às drogas”, enfatizou.

Com atuação regional, o principal objetivo do CIS será a união de forças dos vários segmentos que trabalham no combate às drogas. “Vamos nos unir porque hoje em dia não fazemos nada sozinhos. E temos muitos profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, entre outros setores com projetos maravilhosos, dispostos a virar estas trágicas estatísticas. Com a união de forças vamos conseguir informar a sociedade de uma forma muito mais dinâmica e eficiente, além de trabalhar com a prevenção e conscientização, como já fazíamos nos projetos de Assistência Social”, comentou a Cristina Silvestri.

O grupo vencedor do Concurso Fé na Prevenção, na categoria teatro, “Rede Alcance” da Igreja Caminho, Verdade e Vida, se apresentou para os participantes do Encontro.

Participaram do evento o vereador Mário Scheidt, a secretária de Educação e Cultura Doraci Senger Luy, a secretária de Saúde, Renata Araújo, o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo e demais autoridades representando a Administração Penitenciária DEPSD/SESP e CAPS AD III e SIM/PR.

CONSIDERAÇÕES GERAIS DO 1º ENCONTRO:

– Redução de danos CAPS AD III Regional; solicitação de capacitação para todas as regionais que atuam;

– Levantar problemas nas comunidades terapêuticas na região de Mallet (União da Vitória);

– Receber recurso para que algum conselho assuma, com fim de padronizar os dados para recebimento de recursos;

– Responsabilidade de quem? Saúde ou Assistência Social?;

– Capacitação nas escolas sobre abordagem e funcionamento da Rede;

– Capacitação nas comunidades terapêuticas, nos conselhos e para profissionais da Rede;

– Definir Política Regional e qualificação dos projetos;

– Alinhamento e integração entre as quatro comunidades terapêuticas;

– Prevenção nas escolas municipais e estaduais;

– Instalar Casa de Passagem;

– Instalar Casa de Apoio;

– Capacitação dentro das Escolas com pais e professores;

– Criação de um novo projeto no que diz respeito ao papel do psicólogo no CIS;

– Equipe Multidisciplinar nas comunidades terapêuticas da Rede Municipal;

– Exigir dos órgãos públicos e políticos ações efetivas, verbas para sanar a atual realidade regional.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.