quinta-feira, 3 de abr. de 2025
Política

Cristina Silvestri celebra sistema online de proteção às mulheres no PR

A nova ferramenta, idealizada e defendida por Cristina desde 2019, já está disponível no site da Defensoria Pública do Estado

Deputada Cristina Silvestri participa da abertura da Expoagro em LS (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Cristina Silvestri celebrou o lançamento oficial do sistema online para solicitação de medidas protetivas de urgência no Paraná. Trata-se de uma conquista histórica no enfrentamento à violência contra a mulher. A nova ferramenta, idealizada e defendida por Cristina desde 2019, já está disponível no site da Defensoria Pública do Estado: ampara.defensoriapublica.pr.def.br.

De acordo com a deputada, trata-se de uma vitória de todas as mulheres paranaenses. “O pedido online representa acesso rápido, seguro e desburocratizado à proteção legal. Para quem está em situação de risco, tempo é tudo”.

Desde o início do mandato, a deputada tem sido uma das principais vozes na defesa dos direitos das mulheres e atuou diretamente para que a proposta saísse do papel. A iniciativa  abraçada pela Defensoria Pública do Paraná, desenvolveu o sistema Ampara, dentro da política de acolhimento e atendimento jurídico à mulher.

“A Defensoria fez um trabalho primoroso ao transformar essa demanda em realidade. Agora, mulheres que antes enfrentavam dificuldades para pedir ajuda podem fazer isso com alguns cliques, de forma segura, sem precisar sair de casa”.

De acordo com a Defensoria, a funcionalidade da plataforma digital do Ampara conta com o respaldo da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Prevê medidas como o afastamento do agressor e a proibição de contato com a vítima.

O sistema foi oficialmente lançado na segunda (31), e marca um novo capítulo nas políticas públicas voltadas à segurança e à dignidade das mulheres paranaenses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.