A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) vai promover, no próximo dia 30 de abril, a audiência pública ‘A saúde dos rins – prevenção, diagnóstico e tratamento’. A audiência ocorre na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contará com palestras de especialistas renomados.
Dessa forma, eles abordarão diversos aspectos relacionados às doenças renais, desde estratégias de prevenção e a importância do diagnóstico precoce até os desafios enfrentados para tratar essas disfunções. Conforme informações da Sociedade Paranaense de Nefrologia (SPN), a estimativa é que de 80% a 85% das pessoas com alguma doença renal desconheçam o diagnóstico.
Sendo assim, cerca de 850 milhões de pessoas no mundo têm algum nível de disfunção do rim e não sabem. No Brasil, esse número é de aproximadamente 20 milhões e, no Paraná, 1,2 milhão. Isso ocorre por se tratar de uma doença silenciosa. Projeções indicam que até 2030 as doenças renais devem corresponder à 5ª causa mundial de mortes.
A deputada destaca que “a doença renal é assintomática. Quando os sintomas aparecem, o quadro pode ser irreversível. Com o diagnóstico precoce, podemos evitar hemodiálise, transplante renal e ocupação de leitos de UTI. Esse debate é urgente e necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e desafogar o sistema de saúde”.
PALESTRAS
Entre os médicos nefrologistas que vão palestrar na audiência, está Paulo Henrique Fraxino, presidente da SPN. Ele apresentará um panorama da doença renal crônica no Brasil e no Paraná. Ricardo Akel, vice-presidente no Paraná da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), falará sobre hemodiálise.
Ademais, Laura Neme, diretora médica da diálise peritoneal do Grupo do Instituto do Rim do Paraná (GIRPR), trará informações sobre a diálise peritoneal. Por fim, René Santos Neto, vice-presidente da SPN, debaterá a telemedicina e a telerregulação. A audiência é aberta ao público.
SERVIÇO
Audiência pública ‘A saúde dos rins – prevenção, diagnóstico e tratamento’
Data: 30/04/2024 (terça), às 10h
Local: auditório legislativo da Alep (sala da CCJ)
Leia outras notícias no Portal RSN.