A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) assumirá, a partir de 2025, a titularidade em três importantes comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela será membro da Comissão de Orçamento, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais. Além disso, Cristina será suplente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.
Nessa terça (10), houve a decisão dos nomes que comporão as comissões permanentes para o biênio 2025-2027. A escolha ocorreu por indicação das lideranças e blocos partidários, por meio de um acordo de lideranças. As comissões começam os trabalhos em fevereiro de 2025 e encerram as atividades em 31 de janeiro de 2027, quando termina o mandato dos atuais 54 deputados estaduais.
O PAPEL DAS COMISSÕES
As comissões permanentes da Alep possuem caráter técnico-legislativo ou especializado. Sendo assim, elas são fundamentais na análise de temas de interesse público. Cada comissão é composta por sete membros, com exceção da CCJ e da Comissão Executiva, que contam com mais deputados.
De acordo com o regimento interno, as comissões refletem a composição proporcional dos partidos e blocos parlamentares. Além das comissões permanentes, o Legislativo estadual pode criar comissões temporárias para tratar de assuntos específicos. As reuniões das comissões são públicas, permitindo que qualquer pessoa acompanhe e participe do processo legislativo.
Leia outras notícias no Portal RSN.