22/08/2023



Paraná Política

Deputada defende cerco contra a violência de gênero na política

Deputada Cristina Silvestri participou de reunião da bancada feminina na Alep nesta terça (18) com representantes de várias entidades

Deputada Cristina Silvestri (Foto: divulgação/gabinete parlamentar)

O combate e a proteção à violência de gênero na política é um tema abordado pela deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). Nesta terça (18), durante reunião da bancada feminina da Assembleia Legislativa, e voltou a tratar desse assunto. “Estamos em ano de eleição municipal e precisamos reforçar a proteção das mulheres que vão concorrer ao pleito”. Representantes do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos também estavam lá.

De acordo com a deputada, o tema do encontro trouxe à tona  ‘O Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça’. Cristina Silvestri lembrou que o Fórum foi instalado em 2021. Desde então, conforme disse a deputada,  houve avanços o combate à violência política

A Lei Federal 14.192/2021 define regras para prevenir e punir este crime. Mesmo assim, as mulheres no exercício de funções públicas ainda não têm os direitos plenamente cumpridos.

Como primeira procuradora da Mulher da Alep, entre 2019 e 2023, Cristina colocou em prática iniciativas que contribuem para prevenir condutas violentas, acolher as vítimas e fortalecer a participação feminina na política. “Instalamos 180 procuradorias municipais, criamos a bancada feminina, encaminhamos dezenas de denúncias aos órgãos”.

A deputada Cristina reforçou a importância da participação dos três poderes e entidades de classe na luta contra a violência política. “As estratégias mais eficazes surgem a partir do nosso trabalho em rede, com atores do Legislativo, Executivo e Judiciário, e a contribuição do terceiro setor. Por isso, acredito nessa união de forças”.

Além das deputadas e das representantes do Fórum, a reunião da bancada feminina contou com a presença de vereadoras, pré-candidatas e lideranças do Poder Judiciário, da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), do Observatório de Violência Política contra a Mulher, do coletivo ‘Vote Nelas’ e da comunidade LGBTQIA+.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo