Repercute no Paraná a atitude da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). Nessa quinta (4), ela protocolou denúncia junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), apontando irregularidades na compra de mais de 94 mil uniformes. Os uniformes comprados pelo Governo estadual destinaram-se aos estudantes dos colégios cívico-militares. Conforme Ana Júlia, a compra ocorreu em 2021, por R$ 45 milhões.
Mas apesar dessa soma, em tese, os alunos não receberam os uniformes até hoje. Isso porque, segundo a deputada, houve erros nos tamanhos das peças confeccionadas. Por isso, a deputada pede fiscalização e adoção de medidas cautelares contra as empresas envolvidas.
Ana Júlia defende a suspensão dos contratos entre o Governo e a Triunfo Comércio e Importação LTDA (matriz e filiais) e a Nilcatex Textil LTDA (matriz e filiais). “Os uniformes estão encalhados na Fundepar e a entrega não está acontecendo por causa de erros na licitação por parte da empresa e da Secretaria [de Educação] que foram encobertos”.
E há um agravante. O caso motivou a atuação da Delegacia de Repressão à Corrupção em 2023 e houve a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No entanto, as envolvidas não cumpriram o contrato anterior, que acabou vencendo. Mas mesmo assim, firmou novo contrato com o governo, com a mesma finalidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.