22/08/2023


Brasil Geral

Deputada quer obrigar compradores de moto a apresentar CNH tipo A

imagem-136622

Da Redação, com assessoria

Brasília – A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) apresentou nessa terça feira (27), na Câmara dos Deputados, projeto de lei que obriga o comprador de motocicletas a apresentar carteira de habilitação tipo A e certificado de curso de direção defensiva antes de ser o titular e adquirir definitivamente o veículo.

“Os números mostram que a maioria das mortes ocorrem por imperícia e imprudência do motorista, aliado à alta velocidade e ao uso de álcool e drogas. O motociclista precisa de mais preparo até para preservar a própria vida”, observou.

A parlamentar paranaense defende que a não obrigatoriedade na apresentação da CNH no ato da compra da moto estimula a proliferação de condutores não capacitados nas ruas. Uma das maiores vozes em defesa da segurança no trânsito, Yared explicou que a exigência da maior capacitação dos motoristas é crucial para reduzir o número de acidentes com vítimas.

“Nas regiões Norte e Nordeste, nove entre cada dez leitos de hospitais são ocupados por acidentados em motos. E a grande maioria desses acidentes são causados por condutores sem habilitação, ou com pouca experiência. Não podemos deixar que essa matança continue”, frisou.

No Brasil, os acidentes envolvendo motos correspondem à principal causa de ocorrências no trânsito. Segundo números da Cruz Vermelha, mais da metade das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) são de motociclistas. Os acidentes com motos também respondem por 75% das indenizações do seguro obrigatório, o DPVAT.

Só para se ter ideia, entre 2000 e 2012, mais de 220 mil pessoas morreram no Brasil e 1,6 milhão ficaram inválidas em razão de acidentes de trânsito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo