22/08/2023
Brasil Política Saúde

Deputado Aliel comemora aprovação do piso salarial de enfermagem

O projeto de lei institui o salarial inicial de R$ 4.750, sendo 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras

WhatsApp Image 2022-05-05 at 09.19.46

Deputado Aliel comemora aprovação do piso salarial de enfermagem (Foto: Assessoria parlamentar)

Com dois anos de pandemia, a população pôde reconhecer a importância dos profissionais de saúde para enfrentar o momento social. Leitos de UTI lotados, alta contaminação de covid-19, lockdown e o isolamento dos familiares. Diante de tudo isso, estavam médicos, técnicos e enfermeiros lutando pela vida. É por isso que a comemoração na Câmara de Deputados nessa quarta (4) foi tão expressiva.

Isso porque agora a enfermagem passa a contar com um piso salarial. O projeto, que era uma luta da classe há anos, teve aprovação no plenário, por 449 votos a favor e 12 contrários. Assim, o próximo passo é a sanção presidencial. O deputado Aliel foi o responsável por orientar o voto pelo partido (PV) e homenageou os profissionais da enfermagem dos Campos Gerais.

Esta é uma luta de anos, que tenho orgulho em defender desde o primeiro ano de mandato. Os profissionais, fundamentais para o País, sendo tão evidente durante a pandemia, merecem todo respeito e valorização. Eles são chamados de super heróis. Mas a verdade é que eles são pais e mães de família e precisam ser valorizados.

Desse modo, durante a votação, o parlamentar prestou uma homenagem a todos os profissionais da saúde que lutaram na linha de frente durante a covid-19. Aliel citou especialmente os enfermeiros Mauri Cordeiro e Adriane Torres Gonçalves. O enfermeiro Mauri, amigo pessoal do deputado, morreu há quatro anos e era um dos maiores defensores da aprovação do projeto. Já Adriane, técnica de enfermagem de Telêmaco Borba, também acabou vítima do vírus durante a pandemia.

Na última semana, o deputado já havia se manifestado sobre a urgência da aprovação e criticou o governo, que disse não ter dinheiro para pagar. “Acho um erro jogarem [Governo Federal] a responsabilidade aos prefeitos com relação às categorias com a desculpa de que não tem dinheiro. Nós temos hoje enfermeiros ganhando mil e poucos reais. Então é preciso resolver o problema financeiro aqui, que é o repasse para os municípios”.

(Foto: Reprodução/Rawpixel)

PISO APROVADO 

De acordo com o projeto, o salário mínimo inicial para os enfermeiros passa a ser R$ 4.750. Dessa forma, a classe vai receber nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade, sendo 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem. Já os auxiliares de enfermagem e parteiras recebem 50%.

Além disso, o texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Sendo assim, a proposta assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho prevista na contratação do profissional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.