Cristina Esteche, com assessoria
Pauta recorrente sobre demandas no setor penitenciário do Estado volta à mesa do governo nos próximos dias. A lista de medidas emergenciais a serem tomadas foi aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18), em requerimento do deputado Marcio Pacheco (PPL). O parlamentar pede celeridade à reestruturação das unidades carcerárias, a contratação de agentes penitenciários e a instituição de plano de cargos, carreiras e salários da categoria.
O encaminhamento previsto ao governador, secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, pontua com preocupação os problemas enfrentados pelo sistema penitenciário paranaense, especialmente pelos agentes. Segundo o Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias, no Estado existem aproximadamente 19 mil presos e, em um ano, ocorreram 29 rebeliões com 52 agentes feitos reféns.
“Observamos através de dados oficiais, que atualmente são contratados servidores temporários para exercer a função, enquanto na verdade precisamos de concurso emergencial, visando à qualificação e ampliação do quadro de agentes. Mais do que isso, é indispensável que o Estado apresente um projeto de lei normatizando critérios para a progressão salarial, instituindo plano de cargos, carreiras e salários”, defende Pacheco.