Curitiba – Os municípios de Santa Tereza do Oeste, na região oeste e Campina da Lagoa, na região de Campo Mourão, estão aptos a receber, já nas próximas semanas, o programa Bombeiro Comunitário. Os municípios foram incluídos no projeto pro sugestão do deputado Artagão Junior, representante destas cidades junto ao Governo do Estado.
O Governador Roberto Requião autorizou a inclusão dos municípios no programa depois de uma audiência com o deputado Artagão Junior no Palácio das Araucárias. Esta semana, os prefeitos Amarildo Rigolin (Santa Tereza do Oeste) e Célia Cabrera (Campina da Lagoa) assinaram o termo de adesão ao programa, que prevê a compra de um caminhão de combate a incêndio e o financiamento para a construção da sede do grupamento na cidade. Em contrapartida, o município contrata os agentes de defesa civil que são treinados pelo Corpo de Bombeiros.
Após o treinamento, os agentes têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção de acidentes. É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que houver a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais, eles serão chamados para auxiliar no atendimento, destaca o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Forte Neto.
O projeto de instalação do Posto de Bombeiros Comunitário foi criado pela Casa Militar, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade para atender cidades com mais de 15 mil habitantes que não têm unidades do Corpo de Bombeiro. A proposta é chegar a 100 unidades no interior do Estado até 2010. O Bombeiro Comunitário atende pelos telefones 199 e 193.
Outros Programas
O município de Santa Tereza do Oeste recebeu nesta terça-feira (17) uma cópia da autorização para a inclusão do município nos programas Patrulha Rural, Centro de Saúde da Mulher e da Criança e Biblioteca Cidadã. Os três projetos também foram obtidos por intervenção direta do deputado estadual Artagão Junior. Conversamos com o prefeito Amarildo, estivemos no município e percebemos a necessidade de inclusão nestes importantes programas do Governo do Estado. Fizemos o encaminhamento e este foi prontamente aceito pelo Governador Requião, informa o deputado.