A maioria dos deputados aprovou nesta terça (15) a flexibilização das regras para o uso de máscaras no Paraná. Seis deputados votaram contra. Agora, nesta quarta (16), às 9h30 os deputados voltam a reunir-se para uma sessão ordinária e outras duas extraordinárias.
Entretanto, conforme explicou o deputado Artagão Junior, com revogação, o Governo vai definir, por decreto, sobre obrigatoriedade ou não da medida. A máscara é um dos itens de proteção para o enfrentamento da pandemia da covid-19. A tendência é de que inicialmente a máscara seja abolida para ambientes externos. Todavia, em seguida, vai atingir também os locais fechados. Isso porque a lei está vinculada ao estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia.
Conforme a Secretaria do Estado da Saúde, a sociedade paranaense está vacinada. Além de haver baixo índice de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para o atendimento à covid. O Governo alega ainda que com a revogação da Lei 20.189/2020 será possível dar “celeridade e eficiência à gestão administrativa, ante a possibilidade de fixação de regras para situações pontuais. Isso com base na análise do quadro epidemiológico atual”.
De acordo com o secretário de Saúde Beto Preto, todavia, é necessário ter muita cautela.
Precisamos continuar vacinando os paranaenses. Mas hoje, dentro do atual cenário epidemiológico, entendemos que é possível reavaliar e flexibilizar o uso em ambientes externos. E ali na frente, com os números em queda, poderemos pensar também em flexibilizar até nos ambientes fechados, desde que arejados.
Porém, conforme o secretário, é importante frisar que não se trata de um “canetaço de lei”. Pois, não vai substituir a consciência coletiva que se formou ao longo do tempo. “A máscara nos serviu até agora. Fez o anteparo para diversos vírus e bactérias e nesse momento, com muito respeito, entendemos que podemos flexibilizar o seu uso”.
Mesmo antes do Governo do Estado flexibilizar o uso de máscaras, no entanto, municípios se anteciparam. Laranjeiras do Sul, Irati, União da Vitória e Inácio Martins já dispensaram as máscaras.
EM GUARAPUAVA
Em Guarapuava, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e abertos segue até domingo (20). Isso porque o Comitê de Crise se reúne ao fim de cada semana epidemiológica. De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, o prefeito Celso Góes vai analisar de acordo com a decisão do Estado. “Ainda não sabemos qual vai ser a decisão do prefeito”.
NO MUNDO
Quase 30 milhões de pessoas foram confinadas na China nesta terça (15). Conforme a imprensa internacional, isso decorre depois que o país registrou o maior surto de covid-19 em dois anos. O governo obrigou as pessoas a fazerem testes em uma escala que não era observada desde o início da pandemia.
Ainda nesta terça, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o Brasil já registra dois casos de pessoas infectadas por uma variante do novo coronavírus, a deltacron. Conforme o ministro, a nova cepa combina características genéticas da Ômicron e da Delta. “Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá e outro no Pará”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora desde o início do mês, quando os primeiros casos foram identificados na França. De acordo com Queiroga, a vacina continua sendo de vital importância no combate ao vírus.
Leia outras notícias no Portal RSN.