22/08/2023


Política

Deputados pedem mudanças nas ações de combate ao desmatamento

Curitiba – Deputados da Oposição na Assembleia criticaram nesta terça-feira (02), a maneira como foi realizada a Operação Angustifolia de combate a crimes ambientais na região centro-sul do Paraná.
“A região de União da Vitória tem 57% de mata nativa, enquanto que no Paraná apenas 8% são preservados. A região sul tem a maior área preservada de araucária. E hoje somos tomados de surpresa por uma revoada de agentes da Policia Federal e do Ibama criando um terrorismo na região”, disse o deputado Valdir Rossoni (PSDB), que tem a região Sul como base eleitoral.
Rossoni deixou claro que não está defendendo aqueles que por ventura tenham cometido algum crime ambiental, e sim está em busca de mecanismos para proteger a agroindústria.“Estou do lado daqueles que plantaram pinheiros, eucaliptos e que em razão disto tem o direito de colher. Uma área que novamente será reflorestada”, argumentou.
O deputado apelou para o governador Roberto Requião para que reveja o modo como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) age na região em suas fiscalizações.“Em seis anos foi a primeira vez que pisei no Palácio do governo. Fui pedir que aja um maior controle na fiscalização do IAP e que executem as pessoas que realmente cometeram crimes ambientais e não empresários que trabalham dentro da legislação. O governador que sobrevoe a região para observar que é a região mais preservada do Paraná”, relatou. “Não é preciso todo esse aparato, essa agressividade. Há 15 dias que os empresários da região vivem esse terror e hoje (02) dezesseis empresas foram fechadas por suspeitas de crime. Sequer há a certeza de que exista algo errado”, completou.
Rossoni crê que essa ação, da Polícia Federal e do Ibama, tenha ocorrido em razão da rivalidade entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Agricultura, Reinhold Stephanes.
“É a região Sul pagando pela montagem do ministro do Meio Ambiente. Um circo montado entre o ministro Minc, que fica de short na praia de Copacabana, e o ministro Stephanes que tem o barro vermelho na botina. Há de se ter uma intervenção dos poderes para que se tenha um equilíbrio nessa apuração”.

Código Florestal
O líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM) voltou a defender mudanças no Código Florestal Brasileiro. “Não podemos inviabilizar a atividade econômica do pequeno e micro agricultor, bem como do setor madeireiro. Ninguém quer derrubar a mata. Se plantam tem sim o direito de colher”, relatou.
Segundo Rusch, esse é o momento de se preocupar com a geração de emprego e ações como essa contrariam a iniciativa. “Os agentes da Polícia Federal lacraram as empresas. O momento é de facilitar para a geração de empregos e não de obstruir. Se há empresas irregulares tem que punir os responsáveis e não agir desta forma.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo