22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Deputados pressionam por duplicação imediata na Serra da Esperança

Trecho entre Guarapuava e Prudentópolis é o maior gargalo logístico e concentra acidentes graves. Audiência terá abaixo-assinado

Deputada Cristina Silvestri (Foto: divulgação/gabinete parlamentar)

Em um novo capítulo da mobilização pela segurança viária na BR-277, os deputados estaduais Cristina Silvestri (PP) e Fábio de Oliveira (Podemos) lideram audiência pública. O debate vai exigir a antecipação da duplicação do trecho da Serra da Esperança. A obra, considerada crucial para a Região Centro-Sul, está prevista no contrato da nova concessão de pedágio apenas para 2030.

No entanto, esse, prazo encontra-se classificado como “inaceitável” diante do histórico de acidentes e interdições. De acordo com Cristina Silvestri, a audiência ocorre no dia 26 de novembro, às 18h30, na Sala de Comissões da UTFPR Guarapuava.

A rodovia BR-277 é a principal rota de escoamento da produção e ligação do interior com o Porto de Paranaguá. Mas o trecho da Serra da Esperança, que conecta Guarapuava a Prudentópolis, é reconhecido como o maior gargalo da rodovia. Além de um dos pontos mais perigosos da malha rodoviária do estado.

Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o trecho é frequentemente palco de acidentes graves com múltiplas vítimas. Envolvendo sobretudo veículos de carga. Além disso, há interdições totais e parciais devido a riscos geológicos, como deslizamentos de terra e queda de barreiras, especialmente em períodos chuvosos, causados pela fragilidade das rochas (argilitos) e pela grande inclinação do terreno.

Tais ocorrências não apenas elevam o risco de fatalidades, mas também causam longos bloqueios, impactando diretamente o transporte de cargas e a economia regional.

NO FIM DA FILA

O contrato de concessão do Lote 6, sob responsabilidade do Grupo EPR (EPR Iguaçu), prevê o início e a entrega da duplicação da Serra da Esperança (km 300 ao km 310) apenas para o 5º ano de contrato. Ou seja, até 2030.

A deputada Cristina Silvestri, que já cobrou a revisão do cronograma em diversas oportunidades na Assembleia Legislativa e junto à concessionária, ressalta a urgência da inversão de prioridades.

Não podemos admitir que o trecho mais perigoso da BR-277 fique para o fim das obras. A Serra da Esperança precisa ser tratada como prioridade absoluta.

A concessionária, por sua vez, já admitiu em reuniões com os deputados que a antecipação do cronograma é tecnicamente possível por meio de um aditivo contratual. Entretanto, desde que haja viabilidade técnica e financeira e acordo entre as partes.

Já, a audiência pública tem o objetivo de fortalecer a mobilização regional e pauta um abaixo-assinado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão regulador do contrato. O requerimento coletivo, conforme a deputada, buscará reunir subsídios técnicos e o apoio de empresários, trabalhadores e entidades civis para demonstrar à Agência a necessidade imediata da intervenção, visando a redução de acidentes, a melhoria da fluidez do trânsito e o pleno escoamento da produção no Centro-Sul do Paraná.

O evento, aberto ao público, deve reunir importantes lideranças políticas e empresariais da Região.

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Cristina Esteche

Jornalista

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