Parte dos deputados paranaenses retornam às atividades presenciais nesta segunda (26). Conforme a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), isso está sendo possível pela redução dos casos de covid-19 no estado e a redução na taxa de transmissibilidade da doença. Entretanto, as sessões plenárias retornam ao Sistema de Deliberação Misto (SDM). Ou seja, com a presença em plenário de, no máximo, 25 deputados durante a sessão.
De acordo com o presidente, Ademar Traiano, o retorno obedecerá os cuidados necessários conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde. “Tomaremos todas as cautelas para que os senhores deputados e servidores estejam protegidos”.
Para o primeiro secretário do Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), essa flexibilização nas regras preventivas poderá ser revista caso ocorra algum descumprimento. “Estamos flexibilizando com a absoluta consciência da responsabilidade que temos. Se verificarmos que não está sendo respeitado, que não há colaboração, vamos revogar o ato e retorna tudo através do sistema remoto”.
Conforme as novas determinações, o acesso à Alep será permitido aos deputados estaduais, servidores efetivos, comissionados e do Gabinete Militar. Além dos profissionais terceirizados e profissionais de imprensa. Todavia, desde que equipados com máscara de proteção individual.
A entrada de autoridades municipais está autorizada. Contudo, com até três por gabinete e em horários escalonados, desde que agendada previamente com a Diretoria Geral. Já a proibição da entrada de demais visitantes, entrega de produtos, entre eles gêneros alimentícios, continua em vigor.
Leia outras notícias no Portal RSN.