O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) lançou nesta semana o edital de licitação para a duplicação de 3,4 quilômetros da PR-466, no perímetro urbano de Guarapuava. O valor máximo estipulado para a execução dos serviços é de R$ 36,7 milhões e o resultado da licitação será divulgado no dia 16 de janeiro.
A rodovia PR-466 é o trecho urbano mais adensado da cidade, que liga os bairros do Xarquinho e Primavera, situado no local em que está sendo construído o Hospital Regional, a duplicação era uma antiga reivindicação da população, como explica o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
“A duplicação deste trecho vai garantir mais segurança a dezenas de famílias que moram nas proximidades da rodovia e que aguardam ansiosamente por essa obra. Vamos ter duas passarelas que vão facilitar a travessia dos pedestres aos bairros e ainda garantir mais agilidade aos motoristas que se deslocam diariamente entre Guarapuava e as cidades vizinhas como Turvo, Boa Ventura do São Roque e Pitanga”, diz.
O projeto prevê, além da duplicação, a construção de uma trincheira para evitar conflitos entre o trânsito das vias municipais com a rodovia, melhorias nos acessos aos bairros e iluminação, ampliação das vias laterais, construção de passarelas, muro de contenção e calçadas. O prazo inicial estimado para execução de toda obra é de 18 meses.
MAIS OBRAS
Guarapuava é um dos municípios com maior número de obras rodoviárias em andamento. Além das obras programadas na PR-466 para 2018, estão em execução duas frentes de trabalho em pontos distintos da BR-277, em trechos administrados pelas concessionárias Caminhos do Paraná e Ecocataratas.
A primeira frente de obras está localizada entre os km 331 e 336 da rodovia, onde estão sendo feitos a duplicação 4,8 quilômetros, trecho que cruza a parte Leste do município. As obras incluem a construção de um viaduto e de um acesso secundário ao município. O investimento é de R$ 24 milhões.
A outra obra está localizada entre os quilômetros 344 ao 345 e 349 ao 350 da BR-277. Há diversas frentes de trabalhos na obra, que compreendem os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e obras de arte (uma trincheira e uma ponte), quatro muros de contenção, além de vias marginais no trecho. O custo da obra é de cerca de R$ 27 milhões. Ambas as obras devem ser concluídas em 2018.