Jonas Laskouski
Guarapuava – Para pacientes que estão em tratamento contra algum tipo de câncer, a quimioterapia, apesar de necessária, é um processo difícil. E um dos efeitos colaterais é o ressecamento da pele, que fica muito sensível com a medicação. "Em visita ao setor de Oncologia do Hospital São Vicente, soube que as pessoas que fazem 'quimio' ficam com a pele muito ressecada e como frio, isso piora ainda mais", conta a guarapuavana Marcia Masnik, que teve uma ideia para aliviar esse efeito nos pacientes.
"Nós mulheres, gostamos muito de um creme corporal, facial ou para as mãos, e muitas vezes compramos vários e não usamos", diz ela. "A intenção é fazer o desapego desses cremes, doando os frascos e tubos, mesmo já abertos".
Então você que se sentir tocada e quiser dar um fim aos cremes que estão só ocupando espaço no seu banheiro ou guarad-roupa, agora pode fazer um gesto de solidariedade e entregar suas doações na loja Lado a Lado, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, número 1741, no Centro de Guarapuava. "Todos os cremes serão entregues no setor de Oncologia", garante Marcia. "É muita gente humilde que frequenta a 'onco'. Um simples creme usado para essas pessoas é muito importante".
Algumas medicações podem reagir com o sol e levar a alergias foto-dependentes, ou seja, que surgem com a exposição solar, além dos malefícios diretos do sol na pele sem proteção. Em relação aos traumas, podem virar uma porta de entrada de microorganismos e como a imunidade está rebaixada pela 'quimio' uma infecção banal pode se tornar uma grande inimiga.
Bora ajudar, 😉