sexta-feira, 14 de nov. de 2025
Política

Descentralização fortalece a presença da Assembleia no interior

Ao todo, 750 demandas da sociedade foram entregues e encontram-se na Alep. Projeto percorreu nove municípios estratégicos do Paraná

Alep no Interior do Paraná (Foto: Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná consolidou, ao longo do primeiro semestre de 2025, um novo marco na descentralização do Poder Legislativo com o projeto Assembleia Itinerante. Idealizado com o propósito de aproximar o Parlamento estadual dos cidadãos em todas as Regiões, o projeto percorreu nove municípios estratégicos. São eles: Arapongas, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Londrina, Maringá, Campo Mourão e Jacarezinho.

De acordo com a Alep, nesses municípios, deputados conversaram diretamente com a população. A interação ocorreu também com lideranças locais, prefeituras e representantes de entidades civis e empresariais. Ao todo, 750 demandas da sociedade encontram-se na Alep. A iniciativa tem à frente o presidente da Assembleia, deputado estadual Alexandre Curi (PSD). A atuação dele amplia o protagonismo do Legislativo nas pautas de desenvolvimento do Paraná.

Estamos descentralizando de forma real o Poder Legislativo, levando a Assembleia para onde ela deve estar: junto da população.

Conforme disse o Presidente, os frutos já estão sendo colhidos.

São investimentos, políticas públicas, obras e soluções concretas. A Assembleia não é exclusiva de Curitiba. Ela pertence a todos os paranaenses.

Desde a criação, em 2023, a Assembleia Itinerante já acumulou mais de 5,7 mil demandas populares. Portanto, tornando-se uma das mais relevantes iniciativas de interiorização do Legislativo estadual. Para o segundo semestre de 2025, estão previstas mais oito edições, reforçando o compromisso da atual gestão com a escuta ativa e a participação cidadã.

Conforme a presidência, as demandas apresentadas nas sessões vão desde infraestrutura urbana e rural até saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica e logística. Universidades como a UEM e a UEL, sindicatos, associações comerciais e entidades do terceiro setor também contribuíram com propostas e reivindicações.

Muitas dessas sugestões já se converteram em projetos de lei, emendas parlamentares e obras em andamento, demonstrando a efetividade do projeto sob a liderança de Curi.

MAIS DO QUE OUVIR

Além da escuta qualificada, a Assembleia Itinerante também tem valorizado as comunidades locais. Durante as sessões, personalidades que se destacam nas áreas de educação, agronegócio, empreendedorismo, religião e ação social foram homenageadas.

De acordo com a Alep, trata-se do reconhecimento do papel de cada um deles na construção de um Paraná mais justo e desenvolvido. Outro diferencial desta nova fase da Assembleia tem sido a ampliação dos serviços oferecidos à população durante os eventos.

Conforme aAlep, o público pode contar com atendimentos do TRE e da Defensoria Pública. Além de experiências interativas com realidade virtual e palestras promovidas pela Escola do Legislativo sobre temas como gestão pública, energia solar e inteligência artificial.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.