22/08/2023



Brasil Tecnologia

Desempenho e Inovação da Nvidia RTX 3080: a placa gráfica de próxima geração

A placa gráfica é um dos componentes do computador que pode ser integrado à placa-mãe, ao processador ou ser externo

Placa Nvidia (Foto: divulgação)

A placa gráfica é um dos componentes do computador que pode ser integrado à placa-mãe, ao processador ou ser externo, e que cumpre a função de renderizar as imagens e oferecer uma exibição de alta qualidade na tela ao processar e executar dados gráficos com a utilização de técnicas e recursos avançados.

Com os incríveis avanços tecnológicos que se apresentam a cada dia, o esforço que uma GPU -coração e cérebro da placa gráfica-  deve suportar para gerar as imagens que aparecem no monitor em uma resolução tão alta e usando renderização por ray tracing, é enorme.

Desempenho e Inovação da Nvidia RTX 3080: A Placa Gráfica de Próxima Geração

Conseguir manter uma cadência 60 quadros por segundo, pelo menos, não é nada fácil. Mas as novas placas gráficas da Nvidia, com sua arquitetura Ampére, conciliam a resolução 4K e o ‘ray tracing’.

Verdadeira força bruta, a placa de vídeo RTX 3080 10gb é de peso e tamanho consideráveis, fácil de conectar e alimentada por um conector de 12 pinos que, embora tenha um consumo médio de 320 watts, fornece potência de até 600 watts. Com mais memória do tipo GDDR6X, mais núcleos CUDA, e maior transmissão de dados, a RTX 3080 suporta tudo o que se joga nela. Ao contar com mais núcleos ray tracing, os responsáveis ​​por realizar esse cálculo de raio que tão exigente renderização exige, eles aliviam o estresse da GPU conseguindo fazer com muito mais eficiência o trabalho. Possui também mais núcleos Tensor, unidades essenciais dentro da tecnologia DLSS -Deep Learning Super Sampling-, que é uma técnica de redimensionamento inteligente cuja função é criar uma imagem de alta qualidade utilizando metade dos pixels apenas.

Graças a este sistema se podem redimensionar, em questão de milissegundos, os frames para 4K, uma marca realmente impressionante. O salto de desempenho, em relação a geração anterior, com esta nova arquitetura é impressionante. Na RTX 3080 dobrou para 128 o número de shaders por unidade SM. Permanecem as mesmas unidades de texturização e raster, mas há um aumento nos núcleos Tensor. Embora o número de núcleos RT não tenha aumentado, aqui melhorou seu desempenho pois são capazes, especificamente, de oferecer até 70% mais do que os presentes na arquitetura Turing. A RTX 3080 possui um novo sistema de refrigeração que consegue ficar abaixo do limite de 93º estipulado pela própria fornecedora, e seus ventiladores também não emitem ruídos excessivos.

A Nvidia, no quesito conectividade, decidiu remover a porta VirtualLink, incluindo três conectores DisplayPort 1.4a e um HDMI 2.1. Com eles, dependendo do monitor e da escolha, se pode usar resolução de 8K e taxa de tela de 60 Hz com HDR ativado ou 4K a 240 Hz.

INCRÍVEL NOS JOGOS

A placa RTX 3080 10gb, como esperado, atinge impressionantes padrões de qualidade, e se pode dizer com toda certeza que ela é capaz de rodar sem nenhum problema praticamente todos os atuais jogos em resolução 4K e com taxas de atualização altíssimas. A diferença é muito grande se comparada com a RTX 2080, e é realmente maravilhoso que a Nvidia tenha dado um salto qualitativo tamanho em apenas uma geração só. No campo do traçado de raios é onde se pode apreciar um salto maior. Nas comparações com a RTX 2080 se observam nos resultados obtidos que não é apenas o dobro o aumento de desempenho, mas quase o triplo. A Nvidia RTX 3080 10gb, com todos esses avanços, conseguiu com esta tecnologia chegar a um ponto de maturação verdadeiramente impressionante, com layouts de qualidade altíssima. 

Nvidia, a gigante das placas gráficas

A Nvidia, a gigante desenvolvedora de placas gráficas, se posicionou como uma das chamadas empresas ‘do momento’ no mundo, e graças a sua ascensão no setor de inteligência artificial a quarta mais valiosa do planeta. No design de unidades de processamento gráfico para os mercados profissionais e de jogos está seu foco principal, bem como sistemas de microprocessadores para computação móvel e indústria automotiva. Foi fundada pelos engenheiros Jensen Huang, Chris Malachowski e Curtis Priem em 5 de abril de 1993, ao ver uma oportunidade no mercado de computação baseada em gráficos, na época uma tecnologia ainda em desenvolvimento.

Em 1995 foi sua incursão inicial no mercado com a NV1, a primeira placa gráfica capaz de processar áudio integrado, e adquirida pela Sega. Graças ao rápido interesse que a empresa conquistou no setor otimizou seus desenvolvimentos com uma série de GPUs inovadoras. Foi pioneira também em tecnologias como ray tracing em tempo real, pelo que tornou-se referência em computação visual.

Decididos a criar a empresa investindo um capital inicial de US$40.000, seus fundadores não tinham decidido como chamá-la, pelo que todos os arquivos do empreendimento tinham as letras NV para se referir a ‘próxima versão’ -next version-. Essas letras ganharam tanta força que quando revisaram todas as palavras que começavam com elas ou se assemelhavam ao seu som, os levou a ‘invidia’, palavra latina que significa ‘inveja’. O CEO da empresa concordou em fazer uma tatuagem quando as ações ultrapassaram os US$100. Hoje ele tem uma tatuagem no ombro com a logomarca da Nvidia.

Leia outras notícias no Portal RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo