22/08/2023


Brasil Economia Emprego

Desemprego sobe para 13,3% e já atinge quase 13 milhões de brasileiros

De acordo com IBGE, em três meses foram encerrados 8,9 milhões de postos de trabalho. Assim, já são 12,8 milhões de brasileiros desempregados no país

carteiras_de_trabalho

Desemprego sobe para 13,3% e já atinge quase 13 milhões de brasileiros (Foto: Arquivo/RSN)

A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho. Com isso, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgados nesta quinta (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 12,8 milhões de brasileiros desempregados no país.

Assim, em três meses já são 8,9 milhões de postos de trabalho fechados no Brasil, devido os impactos da pandemia de coronavírus. O resultado representa uma alta de 1,1 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em março (12,2%). E ainda, de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12%).

É a maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2017, quando também ficou em 13,3%. E o desemprego só não foi maior porque muita gente simplesmente deixou de procurar emprego ou não estava disponível para trabalhar em meio à pandemia de coronavírus.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo