22/08/2023



Política

Desistência de Celso Góes surpreende o PV

A decisão tomada pelo empresário Celso Góes (PV) em declinar da sua candidatura a deputado federal surpreendeu o professor José Ronaldo Fassheber. Candidato a deputado estadual pelo PV, José Ronaldo, que preside o Partido em Guarapuava, encontra-se em Juiz Fora (MG) e em contato telefônico com a Rede Sul de Notícias na manhã desta segunda-feira (19) disse que a inicitiva do empresário é isolada e contraria decisão tomada durante a convenção do PV em Curitiba que deliberou por chapa pura nas eleições deste ano. Celso Góes foi procurado pela RSN na manhã de hoje (19), mas não foi encontrado para comentar o fato.

José Ronaldo encaminhou uma  "Carta aberta do Partido Verde de Guarapuava". Leia na íntegra: 

"Caros amigos de Guarapuava e região, foi com alguma surpresa, muita indignação e com certo alívio que soubemos pela imprensa da desistência da candidatura do empresário Celso Góes como candidato a Deputado Federal por nosso partido.
Surpresa, nem tanto, pois sabíamos com antecedência da desistência do candidato, apesar dos esforços do PV local e do PV estadual em fazê-lo demover dessa idéia, uma vez que ele havia assumido esse compromisso com o partido, sendo inclusive aprovado na Convenção Estadual do Partido Verde, no dia 30 de junho passado.
A indignação, no entanto, é dupla. Primeiramente, o candidato para concorrer ao cargo de Deputado Federal, indicado pela executiva estadual do Partido Verde, seria o Professor José Ronaldo, que cedeu este espaço a pedido do próprio ex-candidato Celso Góes.
A segunda indignação é quanto a iniciativa isolada de se apoiar qualquer candidatura alheia àquelas do Partido Verde. Nesse sentido, é necessário relembrar que tanto no âmbito paranaense quanto no âmbito nacional, o Partido Verde lançou “chapa pura”, isto é, sem se coligar com quaisquer outros grupos ou partidos políticos no primeiro turno.
Não obstante essas indignações, o Partido Verde de Guarapuava ressurgiu no cenário local justamente para se contrapor e ser alternativa aos grupos políticos tradicionais que tem se perpetuado nas esferas de poder local ou estadual. Por isso, repudiamos o apoio implícito ou explícito (como no caso) a qualquer candidato que, em nosso entendimento, represente determinadas “elites paleo-políticas”, agora ou no futuro.
Mas é com alívio que entendemos em tempo hábil, que as adversidades políticas podem mesmo estar dentro de sua própria casa. Não sendo ingênuos, temos que a política partidária é apenas uma das diversas maneiras de se fazer política. Infelizmente, no Brasil “o fazer política partidária” parece estar ainda vinculado ao patrimonialismo político familiar que abominamos.
Como o Partido Verde local, estadual ou nacional quer resgatar a necessária “utopia” de um sistema político mais coerente, encarregado de uma luta por maior justiça social, informamos que a candidatura a Deputado Estadual do Professor José Ronaldo, antropólogo e educador físico, mantêm-se firme como alternativa aos nomes que ora se colocam como candidatos em Guarapuava ou região. Afinal, como nos lembram as mães da Praça de Mayo, “a única luta que se perde é aquela que se abandona”.
Enfim, existe ainda um enorme abismo conceitual que deve ser aqui relatado. Definitivamente, ser VERDE não é sinônimo, e nesse caso, nem de longe, de ser silvestre. 

Professor José Ronaldo Fassheber
Atual Presidente do Partido Verde"

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo