22/08/2023

“Desmanche” nos “Diários secretos” continua

Da redação (com informações da Gazeta do Povo) – A denúncia que vem sendo feita pela Rede Paranaense de Televisão (RPC) e pelo jornal Gazeta do Povo sobre os "Diários secretos" envolvendo a Assembleia Legislativa do Paraná teve novos desdobramentos.

Três ex-diretores da AL foram denunciados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério Público do Paraná: Abib Miguel (Diretoria-Geral), José Ary Nassiff (Administração) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal) e o funcionário João Leal de Mattos estão sendo acusados por desvio de dinheiro público de  pelo menos R$ 13 milhões (valor não atualizado). Pesa sobre eles, ainda, os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

De acordo com o MP, Abib Miguel e João Mattos foram denunciados por cometerem 1.182 vezes o crime de peculato (desvio de dinheiro público). O número se refere à quantidade de depósitos feitos pela Assembleia nas contas de funcionários fantasmas.

Nessa lista consta uma menina que começou a receber salário da AL quando tinha 7 anos de idade. Priscila da Silva Mattos Peixoto nasceu em dezembro de 1986, mas de janeiro de 1994 até abril de 2009, o nome dela aparece na folha de pagamento da Casa. O valor repassado pela Assembleia chama a atenção: foram 184 depósitos que totalizam R$ 2,8 milhões, segundo denunciou o jornal Gazeta do Povo na edição desta terça-feira (4).

A denúncia  contra os três ex-diretores da AL foi protocolada na 9.ª Vara Criminal de Curitiba, que deve se manifestar nos próximos dias se aceita ou não a denúncia. Se forem condenados, os ex-diretores e o servidor podem pegar uma pena que varia de 42 anos e 10 meses a 297 anos e 6 meses de prisão cada um. A legislação brasileira só permite que uma pessoa fique presa no máximo 30 anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.