Uma operação da Rotam da 4ª Cia do Batalhão de Polícia Ambiental finalizada na manhã desta segunda (20), flagrou um desmatamento de 113,5 hectares em Inácio Martins. O crime ambiental resultou em multa de R$ 5.240.000,00. Desde o dia 19 de março, equipes da Polícia Ambiental faziam levantamentos de uma extensa área de desmatamento no município.
Para isso, os policiais fizeram várias incursões de viatura, a pé e com helicóptero do Instituto Água e Terra, além de levantamentos utilizando sensoriamento remoto. Assim, ficou constatada a supressão ilegal de Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) secundária, em estágio avançado de regeneração, pertencente ao bioma Mata Atlântica, numa área de 113,5 hectares.
O dano atingiu espécies ameaçadas, como Pinheiro Araucária, Imbuia e Xaxim, com vestígios de uso de fogo. A área atingida encontra-se dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança, unidade de conservação do Estado. Além disso, parte dos danos também atingiram uma área de preservação permanente, incluindo margem de rio.
Conforme as informações, a Polícia Ambiental identificou cinco pessoas responsáveis pelo dano. Foram aplicados nove autos de infração, e ainda houve embargo da área desmatada ilegalmente. O boletim de ocorrência e demais documentos lavrados acabaram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para instauração de Inquérito Policial pelos crimes ambientais constatados.
A Floresta Ombrófila Mista (FOM), também denominada Floresta com Araucária, recobria 37% da superfície do Paraná. Contudo, atualmente resta no Estado, menos de 1% deste ecossistema florestal em estágio avançado de regeneração.
Leia outras notícias no Portal RSN.