Cerca de 800 despachantes registrados no Paraná participam nos próximos meses de curso de atualização de procedimentos e legislação. As aulas, ministradas em conjunto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pelo Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar), acontecem todos os fins de semana, até setembro, por região de atuação. A parceria surgiu das reuniões promovidas pelo Detran ao longo de 2011 com todos os agentes externos da autarquia.
De acordo com o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad, o objetivo é reciclar conhecimentos e diminuir o número de erros nos processos abertos. “Com profissionais mais atualizados e capacitados, o número de processos indeferidos por erros de procedimento deve cair. Com isso, cai o volume de pedidos e documentos que devem ser analisados pelo Detran e fica mais rápido todo o serviço. Quem ganha é o usuário”, afirma ele.
Entre as disciplinas estão legislação penal, civil, constitucional e administrativa, voltadas para o dia a dia dos despachantes, código de procedimentos, fundamentos e processos de vistoria, métodos de identificação, e vistoria em veículos nacionais e importados.
“Muitos profissionais nunca tiveram a oportunidade de participar de um treinamento como este. É um momento importante para aprender coisas novas, trocar idéias e trazer sugestões. O Detran abre um espaço inédito de discussões e temos que aproveitar para buscar as melhorias necessárias”, disse o presidente do Sindepar, Everton Calamucci.
Segundo o coordenador de veículos do Detran, Cicero Pereira da Silva, todas as sugestões para ajustes de sistemas e procedimentos devem ser estudadas. Algumas possibilidades para aprimorar, facilitar e tornar o sistema utilizado mais seguro para o usuário já estão em análise.
CIDADES
O primeiro grupo que participou da aulas reuniu despachantes de Londrina e região. Profissionais como Gerson Ferro, de Ivaiporã, que atua na área desde 1983, aprovaram a iniciativa, “Eu nunca tinha participado de um curso como este. É muito proveitoso e melhora nossa relação tanto com os clientes, como com o Detran e os demais despachantes”, disse.
As próximas edições acontecem em Ponta Grossa (25 e 26/05), Curitiba (1 e 2/06), Pato Branco (15 e 16/06), Foz do Iguaçu ( 22 e 23/06), Maringá (29 e 30/06), Cascavel (6 e 7/07), Guarapuava (13 e 14/07), Umuarama (20 e 21/07), Wenceslau Braz (27 e 28/07), Curitiba (3 e 4/08), Caiobá (24 e 25/08), Londrina (24 e 25/08) e novamente em Curitiba (14 e 15/09).