22/08/2023
Cotidiano

Desrespeito aos idosos em pleno século XXI?

imagem-101704

Jonas Laskouski

Guarapuava – Toda criança ouviu desde muito cedo um conselho básico dos pais, que diz assim: “Respeite os mais velhos, filho!” Parece simples, não? Crescemos ouvindo isso de nossos pais, professores, tias e por aí vai… E por mais incrível que possa ser, tem muito marmanjo por aí que parece não ter aprendido bem esta lição. É comum flagrantes de desrespeito a idosos por parte de pessoas mais jovens. A cena se repete diariamente, principalmente nos meios de transporte público. Certas pessoas simplesmente ignoram o direito de assentos exclusivos para essa parte da população. Convenhamos, é um absurdo. Pessoalmente, não sei como alguém pode se sentir bem ou não sentir nada, vendo que próximo de você, está um senhor ou uma senhora em pé, enquanto você permanece sentado, sem oferecer seu assento. No mínimo, uma grande sacanagem, para sermos mais claros.

Na manhã desta quarta-feira (28), o Rotary Club Guairacá de Guarapuava promoveu o lançamento do Projeto Humanitário “Respeitar os idosos é também uma questão de cidadania”, em parceria com os meios de comunicação locais. Com o objetivo de realizar uma ampla campanha educativa em Guarapuava e região, as 25 senhoras rotarianas pretendem conscientizar a população, principalmente os mais jovens, sobre a necessidade de se resgatar valores que possam ter se perdido com essa correria louca do mundo moderno. “Quem não respeita os idosos, não respeita a sabedoria, a história e sobretudo, não respeita o seu próprio futuro”, disse Eroni Leonor Costa Loures, presidente do Rotary Club Guairacá e idosa “com orgulho”.

A professora Elisabeth Ribas de Quevedo, ressaltou o papel da imprensa nessa campanha. “O nosso trabalho só será possível se caminharmos de mãos juntas. Não queremos somente o apoio mas também que vocês acreditem na causa. Nossos ‘velhinhos’ estão desvalorizados. É preciso lembrar a todos que respeito nunca sai de moda”.

Várias ações estão sendo programadas, como a distribuição de folhetos informativos e também eventos de conscientização com a participação direta dos Grupos Escoteiros, Interact e Rotaract de Guarapuava.

A RSN apóia a causa e lembra que a velhice chega para todos, hein. O jovem forte, esperto e descolado de hoje, poderá ser o idoso frágil, lento e cansado de amanhã. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.