22/08/2023



Geral

Detalhes que você deve saber antes de contratar

imagem-92862

Conteúdo exclusivo para a RSN

Seja para construir ou reformar a casa, é imprescindível contar com um arquiteto experiente e de confiança. Para ajudar nessa escolha, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) disponibilizou um e-book, que explica como escolher o profissional e quais regras devem ser estabelecidas para que a obra saia conforme o combinado. Confira os principais pontos:

Proposta de serviço

Primeiramente, o arquiteto precisa apresentar uma proposta de serviço na qual explique todas as etapas e a previsão de conclusão de cada uma, além dos valores a serem cobrados e a quantidade de visitas ao longo da execução da obra.

Contrato

Depois de aceitar a proposta, o cliente deverá solicitar um contrato e o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. É de extrema importância firmar um contrato, pois nele estarão presentes aspectos jurídicos, incluindo direitos e deveres de ambas as partes. Se o profissional ou o cliente não cumprir com algo prometido, o contrato servirá de prova disso.

Projeto básico do arquiteto

Quando tudo estiver acordado entre as partes, o arquiteto deverá apresentar um projeto básico, em que estarão presentes, entre outros detalhes: a planta baixa dos pavimentos, da cobertura e da localização (que situa a obra no bairro); fachada e especificações de materiais que serão utilizados. Confira alguns modelos de projetos de arquitetura aqui.

Mesmo profissional

Para evitar desentendimentos durante a execução da obra, o Conselho Federal de Arquitetura recomenda contratar apenas um profissional, que fará o projeto e acompanhará todos os procedimentos. Caso isso não seja possível, o arquiteto que pensou no projeto deve visitar periodicamente a obra, a fim de verificar se ela está saindo como o planejado.

Valor

O arquiteto deve ser remunerado pelo serviço prestado, não por contratação de serviços de terceiros ou ainda por compra de materiais. Por isso, é importante que o cliente negocie o valor antes e tenha isso em contrato, evitando assim cobranças extras.

Contrato de gestão de execução

Se o profissional responsável pelas visitas da obra for diferente de quem fez o projeto, o ideal é fazer um contrato de gestão de execução. Nesse documento deve constar: o que será feito, como e em quanto tempo, garantias, o que deverá ser comprado, responsabilidades e seguros.

A opinião do cliente

O arquiteto tem a responsabilidade de transformar a ideia do cliente para a residência em realidade. Em virtude disso, o profissional deve ouvir as necessidades e expectativas do contratante para entregar o melhor resultado possível, nunca impor a própria vontade, independente de quantos anos de experiência tenha. O melhor caminho entre as partes é o diálogo, que envolve o sonho do cliente e o conhecimento do profissional.

O e-book completo, com todas as recomendações do CAU/BA, pode ser visto neste link.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo