A expectativa é que a proposta com as alterações necessárias para consolidar melhorias no atendimento ao público, como contratação e capacitação de funcionários e oferta de novos serviços digitais, seja apresentada na Assembleia Legislativa até setembro. “É preciso que deixemos de ser apenas um órgão burocrático, que lida com papéis, e passemos a funcionar como um órgão que pense o trânsito e no cuidado à vida”, destacou o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
“Esta discussão conjunta é o primeiro passo na construção do Detran que queremos. Temos avançado no diálogo com agentes dos mais diversos setores e também com os funcionários. Já foram formados grupos de trabalho, estamos fechando a metodologia de uma pesquisa de satisfação e faremos viagens constantes para manter contato com todos, pois o Departamento é estadual”, explicou ele.
Até há pouco tempo o Detran não tinha planejamento de ações de médio e longo prazos, o que dificulta o seu posicionamento como órgão de inteligência de trânsito. Para tanto, o realinhamento prevê uma visão mais voltada para o ambiente interno, capaz de projetar ações no ambiente externo, sem deixar de considerar as particularidades do Detran enquanto órgão público e a sua característica jurídica atual de autarquia da administração direta.
Proposta
O deputado estadual Cesar Silvestri Filho acompanhou a reunião para conhecer a proposta. “Somos cobrados na Assembleia Legislativa para que o Estado tenha qualidade e competência nos serviços que presta à população. Por isso, quando o projeto chegar para análise dos deputados, vamos estudá-lo e discuti-lo com toda sociedade. Assim, todos vamos fazer parte da construção do Detran que queremos”, ressaltou ele.
Diálogo
Na próxima terça-feira (21), começa o processo de eleição de um representante do Detran no Conselho de Administração do órgão – um colegiado que aprova todas as ações e contas de grande importância e está hierarquicamente acima da diretoria-geral do departamento.
Há mais de 20 anos que o grupo não se reúne. “Queremos retomar o conselho e queremos que um funcionário de carreira tenha voz para defender os interesses dos servidores, conforme lei do ex-governador José Richa, em 1985”, explicou Traad.
O chefe da Ciretran de Guarapuava, Thiago Cordova, reforçou a importância de manter a conversa e a transparência nas ações. “É preciso que funcionários de carreira e comissionados atuem juntos para prestar melhores serviços aos usuários. Esta é a oportunidade de apresentar aquilo que desejamos e pensamos para a instituição”, lembrou.