Na madrugada de ontem (11) após quatro dias do encerramento da ‘Operação sem Privilégios’, o Departamento Penitenciário (Deppen) anunciou a fuga de 10 presos da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul. Desse modo, a equipe de carceragem da 2ª SDP informou que a fuga ocorreu por volta das 3h30 da madrugada.
Além disso, todos os fugitivos pertenciam ao “Seguro”, ala em que o preso fica separado dos demais detentos, seja por correr risco de morte ou por punição após atos de indisciplina. O Coordenador Regional do Deppen, Paulo Bilek, disse que os presos quebraram a laje da ala Seguro e fugiram pelo telhado.
Contudo, a equipe não possuía a identificação dos presos devido às transferências que ocorreram há alguns dias. Mas posteriormente, a carceragem repassou as identificações e a equipe fez buscas. Desse modo, confira a lista dos fugitivos: Adolfo Cristiano Krepel – Campo Mourão; Alcione Antônio da Rosa – Porto Barreiro; Ezaque Alves da Silva – Telêmaco Borba; Fábio Fernando de Souza – Pato Branco; Gusttavo Henrique Antunes – Cascavel; Igor Mateus dos Santos Ferreira – Laranjeiras do Sul; Julcimar Padilha – Chapecó/SC; Ronaldo Rosa de Lima – Nova Laranjeiras; Weslei Bruno Cordeiro da Luz -Palmital; Valdenei Lino – Palmital.
Conforme informações extraoficiais, todos os fugitivos seriam de alta periculosidade. Por fim, a Secretaria de Segurança Pública soltou uma nota oficial no fim da manhã de hoje (12). Confira a nota abaixo.
NOTA DO DEPPEN NA ÍNTEGRA
“A Polícia Penal do Paraná, desencadeou na última terça (6) a ‘Operação sem Privilégios’, com objetivo de dar fim a regalias indevidas as pessoas privadas de liberdade (PPLs), custodiadas nas cadeias públicas de Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
A ação foi realizada por setores operacionais e Corregedoria da Polícia Penal, após informações de existência de possíveis irregularidades, ocorrendo de forma simultânea nas duas unidades.
A ação culminou com a apreensão de celulares, entre outros objetos não permitidos. Conforme informações iniciais, advertem ainda para a existência de regalias indevidas concedida aos PPL’s, como o fornecimento de alimentações diferenciadas e visitas irregulares.
Após a realização da ‘Operação Sem Privilégios’ o Ministério Público, realizou uma inspeção extraordinária na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul com o intuito de verificar a atual situação local e a estrutura, além de apurar eventuais irregularidades na atuação do Setor de Operações Especiais (SOE) e não encontrando nenhuma anormalidade.
Todas as irregularidades detectadas, inclusive fugas ocorridas já estão sendo apuradas em procedimento disciplinar pela Corregedoria da Polícia Penal.
Além disso, as duas unidades estão com funcionamento regular sob a gestão de policiais penais e a segurança nas duas cadeias públicas foi reforçada com o apoio do Setor de Operações Especiais (SOE)”.
Leia outras notícias no Portal RSN.