22/08/2023


Cotidiano Saúde

Dezembro Laranja lembra campanha sobre prevenção do câncer de pele

Durante o mês, a campanha reforça a necessidade de buscar atendimento regular de um dermatologista e checar se a pele apresenta alguma lesão suspeita

câncer de pele

A campanha reforça a necessidade de buscar atendimento de um dermatologista (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a campanha anual do Dezembro Laranja sobre a prevenção ao câncer de pele. Com o tema “Não espere até sentir na pele”, ao longo de todo mês, ocorrerão várias atividades. Entre elas, mutirões gratuitos para identificar casos novos da doença.

Além disso, durante todo o mês, a campanha reforça a necessidade de a população buscar atendimento regular de um dermatologista. Isso porque, é preciso checar de tempos em tempos se a pele apresenta alguma lesão suspeita.

Renato Marchiori Bakos, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade, relata que o diagnóstico é difícil na fase inicial. Conforme ele, isso acontece mesmo com aquelas lesões de diâmetros assimétricos que vão mudando de tamanho, além de terem cores variando entre claras e escuras.

O especialista destaca que essas lesões, que caracterizam o câncer de pele, são fruto do acúmulo de exposição aos raios solares ao longo da vida. Especialmente na forma que causa a vermelhidão ou queimaduras solares.

“Está provado que, quanto mais intensidade de sol em fases iniciais da vida, maior o risco no futuro de ter a doença. Não é o sol do verão passado que causa do câncer de pele. É o acumulo de exposições intensas e queimaduras, aquela vermelhidão, descascar a pele, porque essa reação acaba danificando lentamente o DNA das células cutâneas e leva a alguma mutação que adiante vai virar um câncer.”

DICAS

Para evitar a doença, o especialista dá dicas como uso do protetor solar. Dessa forma, deve-se evitar cargas excessivas de radiação ultravioleta escolhendo horários mais adequados para atividades ao ar livre. Assim como evitar, especialmente, o horário das 9h às 15h.

Por fim, se estiver ao sol no período de intensidade, deve-se procurar lugares com sombra, uso de camisetas e chapéus. Em áreas descobertas, é importante usar o protetor ou filtro solar, reaplicado a cada duas horas, com fator de proteção 30 ou mais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo