22/08/2023


Agronegócio Guarapuava

Dia 1º de novembro começa a campanha de vacinação contra a aftosa

imagem-144781

Da Redação

Guarapuava – Novembro está chegando e traz com ele mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Apadar), a partir do dia 1º . De acordo com o Sindicato Rural de Guarapuava, os produtores devem estar atentos, pois nesta etapa da iniciativa, que se estenderá até dia 30 do próximo mês, é obrigatório vacinar todos os bovinos e búfalos, incluindo os bezerros com poucos dias de vida.

Os pecuaristas devem lembrar que é necessário também preencher e entregar o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. Nele, conforme sublinha a instituição, deve estar relacionada corretamente a quantidade dos animais existentes e dos vacinados, por sexo e por idade. O número de cabeças que consta no Comprovante será cadastrado na Adapar e deve ser exatamente igual ao existente na propriedade. Por isso, a Agência orienta também que o produtor aproveite o momento da vacinação para contagem de seu plantel e, somente depois, preencha o Comprovante. Para a comprovação, nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária, é preciso levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina.

No escritório da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária em Guarapuava, a veterinária Liziane Cogo dos Santos enfatiza que a campanha de novembro é diferente da de maio. “Agora devem ser vacinados animais de todas as idades, incluindo os que têm apenas um dia de vida”. De acordo com ela, na campanha de novembro de 2016, o município de Guarapuava contava com uma população bovina de 56.189 cabeças.

Sobre a comprovação da vacinação, Liziane informou também que pecuaristas com fazendas situadas em diferentes áreas de atuação de Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária podem realizar o procedimento em qualquer uma daquelas unidades. Mas para quem vacinar fora dos períodos oficiais da campanha, observou, só é possível fazer a comprovação na unidade cuja área de abrangência inclui a propriedade.

Para o êxito da vacinação, a veterinária reforça que alguns cuidados são necessários todos os anos: “A vacina deve ser adquirida em casa agropecuária e transportada para a fazenda em caixas de isopor”. 

SERVIÇO

Para mais informações, os pecuaristas podem entrar em contato com a Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Guarapuava, que fica na Rua Vicente Machado 1811, Centro, nas proximidades da Emater, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30 – Telefones: (42) 3303-2115, 3303-2116 e 3303-2117.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo