22/08/2023



Geral

Dia das Crianças será com chuva

imagem-100749

Lizi Dalenogari, da Redação

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, onde também comemoramos o Dia da Criança, deve ser de chuva em todo o Paraná, inclusive em Guarapuava e região, por isso melhor é usar a criatividade e ocupar a criançada com brincadeiras dentro de casa mesmo. Cabanas nos quartos ou na sala, filmes e pipoca, alguma atividade na garagem são algumas das opções. O importante é estar junto deles e lembrá-los que todos os dias, são deles e para eles.

Determinar um tempo máximo para algumas atividades é fundamental. Não se deve ultrapassar 40 minutos em frente à tevê, pois sem gastar energia a criança pode ficar mais agitada, ainda mais sem ter como sair para fora.

Reunir as mães da vizinhança e propor uma festa comunitária, com brincadeiras e um delicioso lanche também pode ser uma boa opção. Mas o mais importante é que os pais participem das brincadeiras. As crianças vão amar.

Convidar amigos, sempre fazendo um rodízio de quem comanda as brincadeiras, pode manter seus filhos ocupados por todo o dia. Quem sabe propor que fiquem para dormir para fazerem uma noite do pijama? Já que amanhã a maioria das escolas irá antecipar o Dia dos Professores e estarão em recesso, vale a dica. Concurso de piadas e da brincadeira “O que é, o que é?”, pode render momentos bem agradáveis com os amiguinhos.

Pai Viana com o filho Enzo Gabriel, ainda pequenino em seus braços. Para sempre criança

Para os pais que estão longe de seus pequeninos, vale o carinho e conselhos pelo telefone, Whatshapp ou via Skype. “Todo o dia é dia da criança meu filho. Especificar uma data torna tudo muito comercial. Todo o dia é dia para você se divertir, estudar, amar seus pais e seus familiares, obedecer os mais velhos, e ser sábio, captando os ensinamentos diários que lhe são oferecidos tanto por nós, seus pais, como por seus irmãos, amigos, professores, enfim, de todos a sua volta”, diz o pai Valdeir Viana que reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, ao enviar uma mensagem de voz para o filho Enzo Gabriel que reside em Guarapuava com a mãe.

MOMENTOS QUE MARCAM PARA SEMPRE

Quem passou pelo Terminal da Fonte em Guarapuava no último sábado (10), e estava acompanhado por crianças, não pode ficar indiferente a iniciativa da Royale Lanches. Balões coloridos logo na entrada atraiam a atenção da criançada. E tomar um delicioso lanche no meio da tarde chuvosa não era má idéia. “Elas viram os balões e logo pediram para entrar. Encontrar as atendentes todas com tiaras coloridas e sermos recepcionadas com alegria e mimos foi surpreendente”, conta Patrícia Dambroski de Castilho que estava acompanhada da filha Yasmin, de 7 anos, da amiguinha Letícia Gabrielly Andrade Rosa, de 8 anos e da tia de Letícia, Taís Hekady, de 15 anos.

“Eu achei tudo muito colorido e legal. O suco veio com um canudinho enfeitado e tem pipoca e doces. Amei a idéia”, aprova a pequena Yasmin.

Juliano Schinemann Adria, de 1 ano e 8 meses, estava com os pais Marli Schinemann e Gilson Adria que também aprovaram a iniciativa dos proprietários. “Ele está encantado. Fica olhando para os balões e agora vai saborear uma pipoca doce. Agrada a criança e certamente agradam os pais”, diz Marli.

Pedro Ernesto de Oliveira, de 4 anos, estava acompanhado da mãe Eniely de Oliveira. Se tornou o fotógrafo auxiliar da Rede Sul de Notícias ao pedir para fotografar os balões. “Eu quero fazer uma foto. Aqui ficou parecendo uma festa”, conta Pedro. Para a mãe Eniely este é um dos momentos que ele guardará para sempre. “Resgatar a importância de ser criança e se alegrar com pequenos gestos. Nossos filhos estão amadurecendo cedo demais e isso não é bom. Vê-los assim, encantados com balões e se divertindo em receber uma pipoca colorida ou um saquinho de doces é muito bom. Resgata a criança em nós e preserva a inocência e pureza deles”, destaca Eniely.

Foto de Pedro Ernesto de Oliveira, quem sabe futuro fotógrafo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo