Guarapuava – A proximidade do Dia das Mães faz crescer o tráfego de produtos originados do comércio eletrônico nos Correios. A expectativa da empresa é que, no mês de maio, cerca de 873.500 produtos vendidos pela internet sejam movimentados, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2008, quando trafegaram 760 mil encomendas desse tipo. Tais números colocam o Mês das Mães como o segundo período de maior fluxo na área de e-commerce, ficando atrás somente do Natal.
Dados da E-bit, consultoria de marketing on-line especializada na pesquisa do comércio eletrônico no Brasil, revelam que o segmento movimentará R$ 450 milhões entre os dias 25 de abril e 9 de maio, o que significa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período em 2008, quando o faturamento foi de R$ 380 milhões.
Os bons resultados do comércio eletrônico se refletem no aumento da sua participação dentro do tráfego total dos Correios ao longo dos anos. Em 2006, o e-commerce era responsável por 3,9% do total de encomendas movimentadas pela Empresa. Em 2007, essa fatia se ampliou para 4,9%, saltando para 6% em 2008. A previsão é que a margem suba para 7% em 2009.
Entre os produtos mais procurados para este Dia das Mães estão livros e artigos de saúde e beleza. A expectativa é que um total 11 milhões de encomendas entre SEDEX, PAC e e-SEDEX trafeguem nos Correios durante todo o mês de maio.
Outras formas de atuação
Além de entregarem encomendas de e-commerce, os Correios também atuam na venda de produtos pela internet. O CorreiosNet Shopping é um site de hospedagem de lojas virtuais, que oferece pesquisa de produtos e rastreamento de pedidos, com a garantia de entrega dos Correios. Já a loja virtual Correios Online, que oferece artigos da ECT, é uma das pioneiras na área de comércio eletrônico no Brasil completando 11 anos de atividade em 2009. Os dois serviços podem ser acessados pelo portal dos Correios (www.correios.com.br).
Outra forma de atuação dos Correios na área de e-commerce é a Logística Integrada (CorreiosLog), serviço com o qual a empresa atua na armazenagem, separação e empacotamento do pedido, além do seu despacho.