Caio Budel
O Sindicato Rural de Guarapuava está realizando nesta quinta feira (31), pelo sexto ano consecutivo, um evento em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado nacionalmente no dia 28 de julho. A recepção de agricultores, diretores e associados começou às 14h e segue até 18h de hoje na sede do Sindicato Rural.
O evento, que tem como objetivo reunir pessoas da área para a comemoração, também é aproveitado para agricultores debaterem o momento atual da agricultura em Guarapuava e região. Para Edilson Araújo Martins, agricultor a 32 anos, a agricultura está passando por um decline-o atualmente. “O preço de produtos como soja, milho, trigo, queijo, feijão e batata está caindo a cada safra. Um dos agravantes é a alta da inflação e o baixo crescimento financeiro da população do país”, pontua.
Da esquerda para direita: Agricultor Edilson Araújo e vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora
O vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora, avalia o momento atual da agricultura em Guarapuava como “em fase de transição”. “Como em todos os setores, há momentos bons e ruins. Nós estamos saindo de uma fase boa para uma leve queda. A acomodação dos agricultores e a saturação do mercado internacional, além de questões políticas, também são fatores que influenciam na queda”, explica.