22/08/2023



Geral

Dia do Biólogo comemora 35 anos de regulamentação da profissão

Da redação, com assessoria

Hoje, quarta (03) comemora-se o Dia Nacional do Biólogo e os 35 anos da regulamentação da profissão no Brasil. A data se refere à aprovação da Lei n.º 6.684 de 1979, que formalizou o trabalho dos profissionais da área que atuavam, há cerca de 40 anos, sem a necessária delimitação legal de suas áreas de atuação. Nesse período, uma das maiores conquistas foi a abertura do mercado de trabalho que, hoje, oferece quase uma centena de oportunidades para os profissionais do setor.

“Atualmente, o Biólogo pode escolher entre mais de 80 atividades para exercer depois de formado. Isso, de acordo com a Resolução nº 227, de 18 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Mas nem sempre foi assim”, conta o presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio-07), Jorge Augusto Callado Afonso.

Antes, muitos formandos de História Natural, Ciências Biológicas ou licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia contavam somente com as opções da docência ou poucos cargos em órgãos públicos – ainda que, disputando essas vagas com profissionais de outras áreas.

Novos setores como o empreendedorismo e o terceiro setor se destacam na atualidade entre as atividades oferecidas pelo mercado de trabalho da Biologia. Hoje, existem, no Paraná, 154 empresas que desenvolvem atividades ligadas às Ciências Biológicas com registro ativo no CRBio-07.

"Nestes 35 anos da regularização da profissão de Biólogo no Brasil, acompanhamos a evolução das áreas de atuação e a conquista de novos espaços profissionais junto à sociedade. Entendemos que isso é reflexo direto da formação curricular sistêmica do Biólogo que vem buscando adequação de acordo com as diferentes necessidades, nas áreas de biotecnologia, saúde, meio ambiente e educação", comenta Jorge Callado.

Para comemorar a data, o CRBio-07 participa de uma rodada de palestras, em várias regiões do estado, nas cidades de Apucarana, Ponta Grossa, União da Vitória, Maringá, Toledo e Paranaguá, veicula spots especiais em rádios da capital do estado e ainda distribui uma edição especial da Revista BIOPARANÁ, publicação trimestral do próprio Conselho, que destaca a luta da categoria e relembra fatos históricos dos 35 anos da regulamentação da profissão. A versão digital da revista está disponível no site www.crbio-7.gov.br. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo