Ter o nome ‘limpo’ e poder viver sem dívidas é um alívio para todo mundo. E a boa notícia é que entre os dias 15 de março e 15 de abril, inadimplentes poderão renegociar as pendências no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados promovem a ação. Há parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com os Procons de todo o Brasil, inclusive o de Guarapuava.
Em comemoração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o Procon de Guarapuava vai orientar à população sobre formas de renegociação de dívidas, sejam elas com bancos ou financeiras. A equipe do Procon estará no calçadão da rua XV de Novembro, perto da loja Pernambucanas das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.
Conforme a superintendente do Procon de Guarapuava e presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche, o objetivo da ação é estimular a redução da inadimplência e do superendividamento da população. Somando forças com o Desenrola Brasil, o mutirão é mais uma iniciativa para facilitar esse processo.
Oportunidades como essas são importantes para que o consumidor consiga renegociar as dívidas mediante um bom desconto. No entanto, o consumidor sempre deve estar atento aos possíveis golpes e sempre conferir a idoneidade dos canais de renegociação.
Além disso, quem tiver interesse poderá fazer a negociação no portal consumidor.gov.br. O serviço público não tem custo e conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Basta acessar o portal usando a conta Gov.br prata ou ouro. O usuário vai receber pedidos de consumidores interessados em negociar com um ou mais bancos e financeiras que participam do Mutirão.
QUEM PODE NEGOCIAR?
Podem negociar no Mutirão 2024 pessoas que tiverem dívidas em atraso com bancos e financeiras. Qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras podem ser negociadas, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).
Ou seja, a pessoa pode conseguir um acordo para saldar dívidas no cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito. O processo de negociação é fácil e oferece a oportunidade para que as pessoas saiam da inadimplência.
No entanto, o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Caso ele esteja superendividado ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a subsistência ou a da família, a recomendação é entrar em contato com o Procon e pedir orientação. Por fim, não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.
Leia outras notícias no Portal RSN.