Com olhar atento e o giz na mão, a sensação de estar de volta às salas de aula relembra o ambiente familiar dos professores. Portanto, esta sexta (15), é a data em homenagem a este profissional tão importante que enfrenta desafios constantes, principalmente, na pandemia. Para muitos educadores, a realidade do ensino remoto está ficando para trás.
O período de incertezas colocou à prova a educação no País. Um exemplo disso é a Josieli Aparecida Bastos Lima, de 39 anos. Ela é professora na Escola Municipal Manoel Moreira de Campos, no Distrito da Palmeirinha. Desse modo, a docente trabalha na alfabetização de crianças do quinto ano e viu de perto, a dificuldade dos alunos em se manter na escola.
Temos alunos que moram distantes 30 km da escola. Lá a minoria das famílias possui internet em casa. Muitas vezes os pais relatavam que já não tinham dinheiro para colocar crédito [nos celulares] para os filhos fazerem as atividades. Pois tinham outras necessidades em casa como comprar comida, pagar água, luz e gás. Isso era o que doía escutar dos pais!
NOVOS DESAFIOS
Nesse momento, o papel da professora ultrapassou os limites da escola. De acordo com ela, o propósito era de levar conhecimento. “Foi muito difícil, tive noites até sem dormir! Minha preocupação era em como iria ser o aprendizado das crianças sem o contato. Foram necessárias atividades impressas e em alguns casos, até ir na casa dos alunos para conseguir ter acesso a eles”.
No entanto, a história de uma outra professora, destoa dessa realidade. Em vez se se aproximar dos alunos, Vanessa Christine Kogut Schupchek, de 39 anos, precisou se afastar da profissão. Conforme a docente do Colégio Estadual Carneiro Martins, ela recebeu diagnóstico de câncer de mama no fim de 2019. E o retorno às salas de aula só foi possível em abril deste ano. E teve um gosto diferente.
Fiquei apaixonada por tudo que a internet proporcionou as aulas. Foi difícil? Foi! Contudo busquei evoluir e me aperfeiçoar! No meu tempo fora, me questionei muito sobre o meu papel e impacto na vida deles. Não é fácil ser professor, os desafios são imensos e as recompensas podem ser pequenas aos olhos de alguns. Porém o prazer de ouvir dos alunos ‘que saudades das tuas aulas profe’ não tem preço!
MOTIVAÇÃO
Mas se tem algo que as duas professoras reforçam é que mesmo com as dificuldades, a pandemia só confirmou o valor de um professor para a sociedade. Para Vanessa, “as aulas on-line nos mostraram que o trabalho do professor em sala de aula é imprescindível para que a aprendizagem seja efetiva”.
Por fim, a professora Josieli reforça que “nada substitui o papel do professor! Estamos na linha de frente, muitos colegas estão doentes. Mas vamos continuar batalhando por um futuro melhor!”
Leia outras notícias no Portal RSN.