22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Dia do Trabalhador é uma conquista histórica

Neste ano, em decorrência da pandemia, não houve as tradicionais comemorações alusivas à data, que incluíam pescaria em Guarapuava

pescaria-1

Tradicional pescaria no Parque do Lago em anos anteriores (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Neste sábado (1), é feriado nacional em razão do Dia do Trabalhador. Esta data foi conquistada por trabalhadores americanos, que em 1º de Maio de 1886, saíram às ruas das principais cidades americanas para pedir redução na carga horária de trabalho. A manifestação deu resultado. Diversos outros países também incluíram o feriado no calendário.

Dessa maneira, após a manifestação, os trabalhadores americanos conseguiram assegurar oito horas diárias de trabalho. Antes, trabalhavam perto de 100 horas semanais, o que equivalia aproximadamente a 16 horas por dia. No Brasil, só em 26 de setembro de 1924 a data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859, assinado pelo presidente Arthur Bernardes.

Assim, no texto do decreto, o presidente estabeleceu a data como feriado nacional, destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes trabalhadoras.

FATOS IMPORTANTES

Conforme a história, em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. A ideia foi suprir as necessidades básicas de uma família, como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Além disso, em 1º de maio de 1941 houve a criação da Justiça do Trabalho, que passou a resolver questões judiciais relacionadas as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Em Guarapuava, como no resto do mundo, o dia 1º de Maio será diferente pelo segundo ano. No lugar de festas e manifestações, trocamos pelo sentimento de respeito da Prefeitura Municipal aos trabalhadores desta cidade. O reconhecimento pela dedicação por estarem inseridos diretamente na construção da história desta cidade. Além disso, onde trabalhadores e trabalhadoras deixam todos os dias um pedaço do seu esforço por uma Guarapuava em construção.

Assim, o momento de crise econômica que vive o mundo, provocado pela pandemia, não é diferente aqui. O espírito de luta, bandeira de muitas classes trabalhadoras, deve permanecer e carregar a esperança de dias melhores, que certamente virão, para continuar garantindo o direito a uma vida digna, como assegura a constituição brasileira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.