Diferente do Dias das Mães, onde o comércio registrou um aumento nas vendas de até 10%, o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho, próxima terça-feira, ainda não registra um aumento significativo nas vendas para as lojas. “Tem pessoas que se preocupam em dar um presente para os avós, mas ainda não é um costume da população”, diz Divonsil da Silva, presidente da ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava ).
Para o Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Leonel Ribas, hoje já existe uma maior motivação das lojas em divulgar o Dia dos Avós, fazendo promoções e se prevenindo para não faltar produtos no estoque. “ Toda e qualquer data comemorativa é importante, pois motiva as pessoas a dar presentes”, fala Ribas.
Por enquanto as datas mais lucrativas para o comércio continuam sendo o Natal e o Dia das Mães. Mas os dois presidentes acreditam que com o tempo a população irá incluir no calendário o dia 26 de julho como uma data comemorativa para distribuir presentes, pois “os avós são pessoas mais que especiais”.
Dia dos Avós
O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, pois é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Segundo o Livro dos Apócrifos, Ana e Joaquim eram idosos e estéreis. Pelos costumes e crenças da época, o casal que não tivesse filhos era considerado privado da graça de Deus. Mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Até que um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.