Inicia hoje (29), em Guarapuava, o Dia Livre de Imposto, ação promovida pelo Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), que Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG). De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa da entidade, algumas empresas guarapuavanas escolherão uma quantidade de produtos para serem comercializados com o preço sem acréscimo do valor do imposto. Em cada um destes produtos, os empresários colocarão uma etiqueta indicando o valor daquela unidade com imposto, o valor sem imposto e a porcentagem de tributo cobrado.
Ainda segundo a assessoria da ACIG, a ação busca mostrar ao consumidor, de modo prático, a realidade sobre o quanto a população paga em impostos e o quanto disso é destinado e bem empregado em ações para benefício público. O empresário e conselheiro do CONJOVE, Paulo Meister, cita alguns dados sobre essa temática, que revelam o contexto em que o Brasil está inserido.
“Nosso país está entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, atualmente um brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano para pagar tributos”.
Ainda de acordo com o conselheiro, a iniciativa não é uma luta pelo fim da cobrança de impostos, mas pela sua diminuição.
“Acreditamos serem os impostos fundamentais para o desenvolvimento do país, por isso estamos lutando pela correta aplicação dos recursos obtidos através do recolhimento de impostos. Sonegar é crime, corrupção também”.
Para conferir a lista de lojas que aderiram a ação, acesse a página da ACIG.